Entre os dias 08 e 28 de novembro serão realizadas as campanhas nacionais de vacinação contra duas doenças infantis graves: a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo. As ações promovidas ao mesmo tempo visam facilitar a cobertura de crianças com faixas etárias parecidas. Em Venda Nova do Imigrante, a vacinação vai acontecer no dia 08.
As gotinhas da pólio visam crianças de seis meses a menores de cinco anos e a injeção contra sarampo aquelas de um até menores de cinco anos – Foto: Divulgação/Sesa |
![]() |
As gotinhas da pólio serão administradas em bebês de seis meses a menores de cinco anos. Já a injeção contra o sarampo será aplicada em crianças de 12 meses até menores de cinco anos. Quem tiver idade em comum a essas duas faixas etárias estará apto a tomar as duas vacinas de uma vez.
“Crianças de 12 meses a menores de cinco anos poderão receber as gotinhas e a injeção ao mesmo tempo sem riscos. Já as crianças de seis meses a menores de um ano receberão somente as gotinhas”, diz a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Danielle Grillo.
Em Venda Nova, a campanha será realizada nos postos de saúde do município e em um posto volante, que vai passar em diferentes localidades durante o sábado de mobilização (confira todos os horários e locais abaixo). É importante que os pais ou responsáveis não se esqueçam de levar o cartão de vacinação das crianças.
Pólio
No Espírito Santo, há 227.682 crianças de seis meses a menores de cinco anos. O objetivo é cobrir pelo menos 95% desse total, o que representa 216.297 meninos e meninas capixabas. No ano passado, o índice alcançado foi de 98,04%.
A imunização contra a paralisia infantil também faz parte do calendário nacional de vacinação. As doses são ministradas aos dois, quatro, seis e 15 meses vida, além dos quatro anos de idade. Mas, durante a campanha, todas as crianças serão contempladas.
O Estado não registra caso da doença desde 1987 e o Brasil desde 1989. Mas é preciso manter uma barreira contra a paralisia infantil, que está presente em 10 países: Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria, Etiópia e Israel.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa, causada por um vírus. Ele acomete, em geral, os membros inferiores e tem como principais características a flacidez muscular e pode levar à morte ou a sequelas paralíticas irreversíveis.
Sarampo
A Campanha Nacional de Seguimento contra o Sarampo visa crianças de 12 meses a menores de cinco anos. No Estado, isso corresponde a 201.248 pequeninos. Assim como na pólio, a meta é atingir 95% desse público-alvo, correspondente a 191.185 pessoas.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), essa ação pretende resgatar crianças ainda não contempladas e corrigir eventuais falhas na imunização. “Essa é como se fosse uma dose de reforço, porque a vacina contra a doença também está no calendário”, salienta Danielle Grillo.
O esquema inclui a primeira dose aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. “A criança que já foi contemplada com uma dessas duas doses de rotina em um período menor de 30 dias não deverá receber a dose prevista pela campanha”, alerta a coordenadora.
A ocorrência da doença fora do país, sobretudo na África, Ásia e Oceania, acabou acarretando em surtos nos estados de Pernambuco e Ceará. Esse fato ameaça o certificado de eliminação do sarampo conquistado pelo Brasil.
O sarampo é causado por vírus, transmitido de pessoa a pessoa por meio de secreções ao tossir, espirrar ou falar. Os sintomas são febre alta (com início em até 12 dias à exposição ao vírus e duração máxima de sete dias), erupções vermelhas na pele, coriza, tosse, olhos vermelhos e lacrimejantes, conjuntivite e pequenas manchas brancas no interior da bochecha.
Locais de vacinação e Venda Nova:
ESF Minete – 08h às 16h
ESF Vila da Mata – 08h às 16h
ESF Caxixe – 08h às 16h
ESF São João de Viçosa – 08h às 12h
ESF Vargem Grande – 08h às 12h
Equipe Volante – 08h às 16h
São Roque: Unidade de Saúde – 08h às 08h20
Cutia: Igreja Católica – 08h30 às 08h50
Santo Antônio do Oriente: Igreja Católica – 09h às 09h10
Bela Aurora: Igreja Católica – 09h20 às 09h30
São José do Alto Viçosa: Igreja Católica – 09h40 às 10h20
Alto Tapera: Igreja Madalena – 10h50 às 11h
Alto Bananeiras: Igreja Nossa Senhora Aparecida – 12h às 12h30
Camargo: Creche do Camargo – 12h40 às 13h20
Cachoeira Alegre: Sítio Ambrozim – 13h30 às 13h40
IBC: Fazenda Incaper – 13h50 às 14h
Viçosinha: Centro Comunitário – 14h10 às 14h20
Alto Viçosinha: Centro Comunitário – 14h40 às 15h
Alto Colina: Igreja Católica – 15h30 às 15h50