Por Leandro Fidelis
As voluntárias da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- Apae de Venda Nova não escondem a felicidade. O novo espaço é mais amplo e confortável, com todas as divisórias necessárias.
A obra será apresentada à comunidade nesta sexta (30), às 16h. Moradores e autoridades, dentre elas o governador Paulo Hartung, são aguardados na solenidade de inauguração.
O espaço conta com sala para a produção de artesanato, bazar, escritório, cozinha e banheiro. Criada em 25 de março de 1991, a Avapae funcionou até este ano no pavimento inferior, numa sala menor, que servia também de depósito.
As voluntárias e mães de alunos já estão usando a nova sala. Enquanto as primeiras freqüentam nas tardes de segunda-feira, as mães vão diariamente pela manhã.
Essas mulheres dedicam seu tempo bordando panos de pratos, toalhas, roupas de cama e a outros trabalhos manuais para ajudar a Apae a se manter. Muitas, inclusive, também são voluntárias também na Associação Pró-Hospital Padre Máximo.
Algumas voluntárias não chegam a freqüentar o espaço e produzem artesanato em casa. Basta ter boa vontade porque vai ser bem recebida. Temos muitos trabalhos a serem realizados, destaca Albertina Zandonade, secretária da Associação.
Com a melhora do local, a Avapae espera ter mais voluntários no próximo ano. É o que diz a presidente Teresinha Mognol Faé. Agora temos condições de convidar outras pessoas. A falta de espaço limitava os trabalhos.
A vice-presidente Ione Falqueto atua diretamente junto às mães. Ela diz que a maioria é do interior do município e aproveita o tempo em que os filhos estão estudando para bordar. Trata-se de um momento raro de lazer longe dos cuidados com seus filhos, um investimento também na auto-estima.
Primeiro a gente busca trazê-las para dentro da instituição. Aqui elas descobrem seus talentos e fazem o que gostam de aprender. O trabalho fica ainda melhor, avalia Ione.
Enedina Caliman Brioschi, 69, uma das três fundadoras da Associação de Voluntárias da Apae, continua no grupo. A gente vê essas crianças precisando e se dispõe sempre a ajudar. Faz bem para a nossa cabeça.
A associação é uma das 15 instituições filantrópicas ligadas ao Instituto Jutta Batista da Silva- IJBS, que apoiou a construção da sede. Duda Zandonade, tesoureira da Avapae e coordenadora do bazar, lembra da importância das doações. Qualquer doação para o nosso bazar, é só entrar em contato com a Apae. Estamos sempre precisando. Também vamos até o lugar buscar quando a pessoa não tem como trazer.
A Associação de Voluntárias funciona anexo à Apae, no km 105 da Br-262, em Bananeiras.Mais informações pelos telefones.: (28) 3546-1355/1331.