FMZ A Rádio
da Família

Novo espaço para as voluntárias da Apae

•Por Leandro Fidelis

As voluntárias da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- Apae de Venda Nova não escondem a felicidade. O novo espaço é mais amplo e confortável, com todas as divisórias necessárias.

A obra será apresentada à comunidade nesta sexta (30), às 16h. Moradores e autoridades, dentre elas o governador Paulo Hartung, são aguardados na solenidade de inauguração.

O espaço conta com sala para a produção de artesanato, bazar, escritório, cozinha e banheiro. Criada em 25 de março de 1991, a Avapae funcionou até este ano no pavimento inferior, numa sala menor, que servia também de depósito.

As voluntárias e mães de alunos já estão usando a nova sala. Enquanto as primeiras freqüentam nas tardes de segunda-feira, as mães vão diariamente pela manhã.

Essas mulheres dedicam seu tempo bordando panos de pratos, toalhas, roupas de cama e a outros trabalhos manuais para ajudar a Apae a se manter. Muitas, inclusive, também são voluntárias também na Associação Pró-Hospital Padre Máximo.

Algumas voluntárias não chegam a freqüentar o espaço e produzem artesanato em casa. “Basta ter boa vontade porque vai ser bem recebida. Temos muitos trabalhos a serem realizados”, destaca Albertina Zandonade, secretária da Associação.

Com a melhora do local, a Avapae espera ter mais voluntários no próximo ano. É o que diz a presidente Teresinha Mognol Faé. “Agora temos condições de convidar outras pessoas. A falta de espaço limitava os trabalhos”.

A vice-presidente Ione Falqueto atua diretamente junto às mães. Ela diz que a maioria é do interior do município e aproveita o tempo em que os filhos estão estudando para bordar. Trata-se de um momento raro de lazer longe dos cuidados com seus filhos, um investimento também na auto-estima.

“Primeiro a gente busca trazê-las para dentro da instituição. Aqui elas descobrem seus talentos e fazem o que gostam de aprender. O trabalho fica ainda melhor”, avalia Ione.

Enedina Caliman Brioschi, 69, uma das três fundadoras da Associação de Voluntárias da Apae, continua no grupo. “A gente vê essas crianças precisando e se dispõe sempre a ajudar. Faz bem para a nossa cabeça”.

A associação é uma das 15 instituições filantrópicas ligadas ao Instituto Jutta Batista da Silva- IJBS, que apoiou a construção da sede. Duda Zandonade, tesoureira da Avapae e coordenadora do bazar, lembra da importância das doações. “Qualquer doação para o nosso bazar, é só entrar em contato com a Apae. Estamos sempre precisando. Também vamos até o lugar buscar quando a pessoa não tem como trazer”.

A Associação de Voluntárias funciona anexo à Apae, no km 105 da Br-262, em Bananeiras.Mais informações pelos telefones.: (28) 3546-1355/1331.

Confira mais Notícias

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´