O ‘Pinicão’ está apenas disfarçado

•Por Leandro Fidelis

O “Pinicão” só mudou de lugar. É o que se pode constatar diante da nova Estação de Tratamento de Esgoto- ETE de Venda Nova, em operação desde setembro. Os problemas continuam os mesmos- o mau cheiro e os mosquitos- e existe um ainda mais grave: o Rio Viçosa está recebendo o esgoto “in natura”.

A cerca de 40 metros da ETE, o afluente que banha a cidade mudou a cor e a vegetação nas margens apresenta um lodo que não existia, afirmam os moradores. O odor desagradável é sentido até por quem mora na Bicuíba, no Distrito de São João de Viçosa.

Nos últimos dias, o tanque da estação entupiu e alagou toda a área ao redor pelo menos quatro vezes, sendo o rio mais uma vez a vítima. O último transbordamento foi no feriado de Finados. Nem as valetas feitas por funcionários da Cesan para dar vazão à água resolveram.

Ainda não se sabe o impacto ambiental causado pelo despejo do esgoto “in natura” no Rio Viçosa, mas a situação preocupa quem convive diariamente com a obra, tida como a solução definitiva para o “Pinicão”. O agricultor Ladislau Zandonadi, proprietário de terreno ao lado, acionou a Prefeitura e o Iema.

“O Instituto alegou não ser prioridade e a Secretaria de Meio Ambiente prometeu tomar providências. Aguardo retorno desde setembro. Já vi a água do rio ficar igual piche”, diz Ladislau. O secretário Municipal, Henrique Lorenção, prometeu entrevista para a Rádio FMZ na próxima segunda.

Nossa reportagem esteve quarta-feira no local. O mau cheiro insuportável dificultou até o andamento da entrevista com o morador. Há também material de construção e matagal próximos à obra.

Entramos em contato por telefone com o técnico de saneamento de esgoto da Cesan em Vitória. Segundo ele, a ETE começa a operar em três meses. Na próxima segunda (20), a Central coletará material para análise, cujos dados são divulgados publicamente a quem interessar.

Ainda de acordo com o técnico, no próximo dia 26 acontecerá uma reunião com o secretário de Obras para liberar a Estação de Tratamento de Esgoto de Venda Nova. A previsão é que os filtros comecem a funcionar ainda neste mês.

Risco de dengue

Como se não bastasse o despejo do esgoto não tratado no Rio Viçosa, a água parada no antigo “Pinicão” representa risco de contaminação pelo mosquito da dengue. Os moradores próximos reclamam da grande quantidade de pernilongos e moscas.

O secretário de Saúde de Venda Nova, Fernando Altoé, disse que a partir da próxima segunda técnicos vão pulverizar a área em volta da antiga estação, em especial os bueiros, para exterminar os mosquitos adultos.

“Nossa maior preocupação nesta época é com a dengue. A água parada no Pinicão é uma porta para o mosquito Aedes Aegypti”, declarou Fernando, acrescentando que esteve nesta quarta com a direção da Cesan para resolver o problema.

Quanto ao lodo formado no “Pinicão” com a transferência da ETE, Fernando informou que será desidratado para reaproveitamento, num experimento do Incaper, o que deve dar fim às larvas de mosquitos em breve.

Confira mais Notícias

TCMA doa ar-condicionado e máquina de lavar às Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo de Venda Nova

Vendanovense participa de reality show em Portugal

Espírito Santo passa a dispor de monitoramento de focos de incêndio 24 horas

Espírito Madeira movimenta R$ 15 milhões em negócios e tem nova edição confirmada para 2026

Oportunidade

Cursos gratuitos de preparo de churrasco e pizzas e técnicas de bartender em Venda Nova

Confira as vagas de emprego para Venda Nova e região!

Espírito Madeira 2025 reúne inovação, sustentabilidade e expectativa de R$ 25 milhões em negócios

Incêndio destrói casas em Venda Nova do Imigrante