FMZ A Rádio
da Família

O Corpo de Cristo como tradição

Começa hoje, às 10h, com a missa cantada pelo Coral Nossa Senhora da Penha, a tradicional Festa de Corpus Christi, em Pindobas. A confecção dos tapetes começou ontem pela manhã e foi até às 5 da tarde, envolvendo pelo menos 50 pessoas.

O pôr-do-sol colore o céu de laranja e violeta nesta época do ano nas montanhas, enquanto os moradores, crianças e adultos, dão os últimos retoques nos coloridos e criativos tapetes.

Pelo menos 2 toneladas de granália, um material usado em textura de paredes, foram usadas este ano. São 120m partindo do ginásio até a igreja, com temas alusivos à Campanha da Fraternidade e a recente Conferência Episcopal comandada pelo papa.

Segundo o agricultor Joventino Bissoli, o “Bibi”, 64, a tradição em Pindobas tem mais de 60 anos. “Somos uma comunidade com 110 anos e acredito que o Corpus Christi tenha quase esta idade aqui. É uma alegria imensa ver essa união na confecção dos tapetes”.

Bibi conta ainda que padre Emílio Bertoldero, antigo pároco, tentou levar a festa para Venda Nova. No entanto, a própria comunidade sugeriu a continuação em Pindobas por causa da tradição.

As novas gerações cresceram fazendo os tapetes de Corpus Christi. É o caso do filho do agricultor, o Euzébio Bissoli, que desenha os tapetes e passadeiras há cerca de dez anos.

E pensar que a chuva quase acaba com a festa há dois anos. “Fazemos isso para Deus e nada vai impedir que façamos os tapetes”, disse.

A Festa de Corpus Christi continua às 13h com os torneios de futsal e bocha, valendo um garrote, e com o show da Banda Compasso Brasil. A entrada é franca.

– Confira ainda no link de eventos deste site a programação em Castelo.

*Publicada em 07/06/2007

Confira mais Notícias

Venda Nova do Imigrante participa de intercâmbio em Festa da Polenta na Itália

Cantora Luiza Andrade é uma das atrações da Festa do Morango de Pedra Azul

Venda Nova sediará Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores nesta semana

Festival celebra os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil

36 anos de história: veja como Venda Nova do Imigrante tornou-se um município

36ª Festa de Emancipação de Venda Nova garante três dias com shows e solidariedade

Cultura

Festa do Socol é diversão garantida nas Montanhas Capixabas. Confira programação!

Cultura

Venda Nova lança marca do turismo no aniversário do Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi