FMZ A Rádio
da Família

O Corpo de Cristo como tradição

Começa hoje, às 10h, com a missa cantada pelo Coral Nossa Senhora da Penha, a tradicional Festa de Corpus Christi, em Pindobas. A confecção dos tapetes começou ontem pela manhã e foi até às 5 da tarde, envolvendo pelo menos 50 pessoas.

O pôr-do-sol colore o céu de laranja e violeta nesta época do ano nas montanhas, enquanto os moradores, crianças e adultos, dão os últimos retoques nos coloridos e criativos tapetes.

Pelo menos 2 toneladas de granália, um material usado em textura de paredes, foram usadas este ano. São 120m partindo do ginásio até a igreja, com temas alusivos à Campanha da Fraternidade e a recente Conferência Episcopal comandada pelo papa.

Segundo o agricultor Joventino Bissoli, o “Bibi”, 64, a tradição em Pindobas tem mais de 60 anos. “Somos uma comunidade com 110 anos e acredito que o Corpus Christi tenha quase esta idade aqui. É uma alegria imensa ver essa união na confecção dos tapetes”.

Bibi conta ainda que padre Emílio Bertoldero, antigo pároco, tentou levar a festa para Venda Nova. No entanto, a própria comunidade sugeriu a continuação em Pindobas por causa da tradição.

As novas gerações cresceram fazendo os tapetes de Corpus Christi. É o caso do filho do agricultor, o Euzébio Bissoli, que desenha os tapetes e passadeiras há cerca de dez anos.

E pensar que a chuva quase acaba com a festa há dois anos. “Fazemos isso para Deus e nada vai impedir que façamos os tapetes”, disse.

A Festa de Corpus Christi continua às 13h com os torneios de futsal e bocha, valendo um garrote, e com o show da Banda Compasso Brasil. A entrada é franca.

– Confira ainda no link de eventos deste site a programação em Castelo.

*Publicada em 07/06/2007

Confira mais Notícias

Cultura

Venda Nova recebe a peça “Janelas” neste domingo (3); entrada será gratuita!

Cultura

Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção abra vagas para novos participantes

Agenda cultural

Venda Nova do Imigrante lança Calendário de Eventos 2024 com novidades

Venda Nova

RuralturES 2024 será realizada em nova data e local. Confira!

Cultura

Prefeitura de Venda Nova reabre editais da Lei Paulo Gustavo

37ª Festa do Tomate: show, premiações e motocross marcam o evento em Alto Caxixe

Venda Nova

37ª Festa do Tomate começa nesta sexta-feira (26) em Alto Caxixe

Festa do Socol, em Venda Nova do Imigrante, já está com data marcada