Começa hoje, às 10h, com a missa cantada pelo Coral Nossa Senhora da Penha, a tradicional Festa de Corpus Christi, em Pindobas. A confecção dos tapetes começou ontem pela manhã e foi até às 5 da tarde, envolvendo pelo menos 50 pessoas.
O pôr-do-sol colore o céu de laranja e violeta nesta época do ano nas montanhas, enquanto os moradores, crianças e adultos, dão os últimos retoques nos coloridos e criativos tapetes.
Pelo menos 2 toneladas de granália, um material usado em textura de paredes, foram usadas este ano. São 120m partindo do ginásio até a igreja, com temas alusivos à Campanha da Fraternidade e a recente Conferência Episcopal comandada pelo papa.
Segundo o agricultor Joventino Bissoli, o “Bibi”, 64, a tradição em Pindobas tem mais de 60 anos. “Somos uma comunidade com 110 anos e acredito que o Corpus Christi tenha quase esta idade aqui. É uma alegria imensa ver essa união na confecção dos tapetes”.
Bibi conta ainda que padre Emílio Bertoldero, antigo pároco, tentou levar a festa para Venda Nova. No entanto, a própria comunidade sugeriu a continuação em Pindobas por causa da tradição.
As novas gerações cresceram fazendo os tapetes de Corpus Christi. É o caso do filho do agricultor, o Euzébio Bissoli, que desenha os tapetes e passadeiras há cerca de dez anos.
E pensar que a chuva quase acaba com a festa há dois anos. “Fazemos isso para Deus e nada vai impedir que façamos os tapetes”, disse.
A Festa de Corpus Christi continua às 13h com os torneios de futsal e bocha, valendo um garrote, e com o show da Banda Compasso Brasil. A entrada é franca.
– Confira ainda no link de eventos deste site a programação em Castelo.
*Publicada em 07/06/2007