O que comer no verão? Confira dicas de uma nutricionista

*Leandro Fidelis

Quando sentimos mais fome: no calor ou no frio? Na praia, se alimentar de frutos do mar é nutritivo? E quem pratica atividade física, pode comer de tudo no verão? O que dizer sobre os suplementos nutricionais? De uma coisa tenha certeza: não há restrição para a água e para os sucos naturais. Beba bastante líquido! Em mais uma entrevista com dicas para o verão, quem fala é a nutricionista Luciana Piazzarollo Zandonadi. Ela atua no Hospital Padre Máximo e atende em consultório particular em Venda Nova. Confira!

FMZ- Quais são os alimentos mais indicados para esta época do ano?

LucianaPara este período de muito calor é muito importante a ingestão de água, frutas e verduras. Deve-se dar preferência às frutas da época e com maior teor de água, como por exemplo, a melancia.

FMZ- A prática de exercícios físicos deve estar relacionada a uma boa alimentação. Que dietas devem seguir estes atletas de verão?

LucianaQuem pratica exercícios deve se alimentar antes e depois do treinamento. Antes, sempre com uma fonte energética como pão e massas e, após, tentar consumir alguma fonte de proteína como leite ou queijo. Quem quer perder peso, é sempre importante seguir uma dieta hipocalórica, consumir menos alimentos, mas sempre pensando na qualidade desses alimentos. Alimentar-se normalmente, mas evitar açúcar e gordura.

FMZ- Dá mais fome no verão ou no inverno?

LucianaCom certeza no inverno. Como faz frio, nosso organismo precisa se aquecer e nosso metabolismo fica mais acelerado para tentar esquentar nosso corpo. Consequentemente, comemos mais.

FMZ- Sempre ouvimos que o ideal é comer de três em três horas, em vez de se fartar em poucas refeições diárias. Como você explica isso?

LucianaComer de três em três horas evita que a pessoa fique com muita fome na próxima refeição. Fazendo isto também acelera o metabolismo, facilitando o emagrecimento.

FMZ- E o que é melhor comer nessas refeições de três em três horas?

LucianaPode variar com frutas, lanches leves com biscoitos, pão, mas sempre procurar ajuda profissional para saber quantas calorias você pode consumir por dia. A pessoa não tem limite de horário para comer e, sim, limites calóricos.

FMZ- Quem vai à praia aproveita o clima para comer peixes, camarão e outros frutos do mar. Estes alimentos são nutritivos?

LucianaNem todos. O camarão tem um lado bom que é a proteína dele, mas o ruim é que é rico em colesterol. O peixe é muito nutritivo, tem proteína, Omega 3 e vários nutrientes bons. O preocupante é o preparo desses alimentos na praia, que pode ocasionar em problemas no intestino.

FMZ- Voltando ao caso dos atletas de verão. É sempre uma polêmica falar de suplementos nutricionais. Existe contra-indicação? Esses produtos são naturais?

LucianaExiste restrição sim. Suplementos só devem ser consumidos se a alimentação normal não atingir as necessidades nutricionais da pessoa. Caso contrário, pode se transformar em gordura e há estudos que indicam sobrecarga nos rins. Deve-se prestar muita atenção se os suplementos são aceitos pela Anvisa, há muita enganação nos rótulos. A maioria dos produtos são industrializados. Proteína, carboidrato… Todos em moléculas menores, quebradas, só produzidos industrialmente.

Confira mais Notícias

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho

Delegacia de Venda Nova do Imigrante lança cartilha com dicas de prevenção a golpes e estelionatos

30º Festival de Inverno de Domingos Martins entra na reta final com shows de 14 Bis, Dona Fran e Macucos

Espírito Madeira marca presença na ES Construção Brasil para destacar inovação e sinergia com a construção civil