O que vejo de dentro para fora: exposição em cartaz no Casarão da Fazenda do Centro em Castelo

Obras de arte em um cenário arquitetônico cheio de história e beleza. Assim está em cartaz a exposição “O que vejo de dentro para fora”, do artista plástico Bruno Salvador. As esculturas e formas orgânicas são produzidas a partir de materiais reciclados como rejeitos de metais, resíduos de madeira, gessos, cimentos e resinas. O resultado é surpreendente e fascinante e pode ser conferido no Casarão da Fazenda do Centro, em Castelo, até o dia 30 de setembro.

 

“O Casarão faz parte da minha história, nele fui batizado, tenho uma enorme apreciação pelo local, além disso, essa importante parte da história de Castelo e do Espírito Santo deve ser preservada e incentivada, por isso escolhi o Casarão da Fazenda do Centro para realizar esta exposição muito especial para mim, porque nela apresento um trabalho totalmente novo e que já planejava”, diz o artista, Bruno Salvador.

 

A exposição propõe aos visitantes uma reflexão da preciosidade da vida, do que possuem por dentro. “Descobri a necessidade de mostrar o interior das formas orgânicas como um convite a explorar o mundo interno de cada um, descobrindo assim a sua essência e preciosidades. É como se estivéssemos por dentro de nós mesmos, descobrindo o quanto somos brilhantes e vivos”, explica Bruno.  

 

 

Na busca para encontrar no simples e no inusitado a inspiração para novos trabalhos, depois de tempos de pesquisa de materiais, o artista que assina a exposição, experimenta em suas obras a tridimensionalidade com a criação de esculturas e formas orgânicas. “Estudando as formas que os materiais me permitiam conquistar, encontrei nos recortes de metais um efeito estético muito interessante, que me proporcionava uma novidade: as sombras e, assim, elas passaram a fazer parte das minhas obras”, ressalta Bruno.

 

O artista explica como teve início a ideia desta exposição: “jamais esquecerei o dia que meu irmão me chamou na oficina para me mostrar um equipamento novo que havia comprado: o maçarico. Ao observar e experimentar o poder de seu corte percebi ainda um mundo de resíduos em volta dele, oriundos dos trabalhos ali executados. Naquele momento entendi que, por meio da arte, eu poderia dar um novo significado a materiais e aproveitar resíduos industriais para, a partir daí, criar novas composições”.  

 

Serviço:

 

A exposição “O que vejo de dentro para fora” está em cartaz no Casarão da Fazenda do Centro, em Castelo, até o dia 30 de setembro.

Visitação: de terça a sábado, das 09 às 16h, e aos domingos, das 10 às 17h.

 

 

Sobre o artista:

Bruno Salvador Alves é artista plástico, graduado pela Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes). Além do  seu trabalho artístico,  também atua no campo da restauração de obras de arte. Na mostra “o que vejo de dentro para fora”, ele apresenta  instalações e esculturas, resultado de uma pesquisa onde busca dar um significado diferente aos materiais.

 

 

Fonte: Kyssila Garcia/ Assessoria de Comunicação

Fotos: Caio Cardoso

Confira mais Notícias

Festa da Polenta retoma programação nesta quinta (17) com shows, musical e entrada gratuita

Quatro cidades capixabas recebem exposição da imigração italiana na próxima semana

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas