O Renascimento na passarela da Festa da Polenta

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

 

Com o lema “Seguindo os Passos da História”, nesta sexta-feira (04) acontecerá o desfile de eleição da 23ª Rainha da Festa da Polenta, abrindo a programação do primeiro fim de semana, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante. O início está previsto para as 20h30.

 

O concurso promete levar para a passarela as nove candidatas (confira abaixo) vestidas como as mulheres do Renascimento, período de inovação que começou na Itália e promoveu uma nova visão do mundo e do homem no campo das artes, da cultura e da ciência.

 

O público e a torcida das candidatas, todas moças entre 18 e 25 anos descendentes de italianos, vão assistir ao resultado de uma ampla pesquisa de indumentárias de época, com reproduções de trajes nobres de personalidades femininas do período renascentista na Itália, entre os séculos XIV e XVI.

 

Uma delas, conforme tivemos acesso, vai retratar Catarina de Médici, a nobre italiana que se tornou rainha consorte da França de 1547 até 1559, como a esposa do rei Henrique II de França.

 

O desfile mais uma vez será coordenado por Marinei Juvanhol Sossai e Jurucéia Cesconetto Colodetti, com assessoria de figurino de Tiãozinho Salazar e cerimonial de Paôla Vicente. A apresentação será de Chico Zandonadi (Rádio FMZ) e Marcelle Altoé.

 

Este ano, na animação do desfile, o som da sanfona vai dar lugar à música clássica do violinista Hariton Nathanailidis e a Orquestra Sonata, de Vitória. “Ele preparou uma apresentação orquestrada com as tradições canções italianas, tudo para fazer o público entrar no clima e no glamour do período renascentista”, diz Marinei.

 

De acordo com o site “Picnic Vitoriano”, a roupa típica da mulher no início do século 16 consistia num vestido longo com saia em forma de cone e cauda sobre uma bata e uma camisola de linho junto à pele. A saia poderia ter uma fenda para mostrar uma anágua decorativa. O corpete possuía decote quadrado, adornado com laços de fitas finas e joias.

 

As mangas eram amplas e bem largas no pulso, exibindo uma segunda manga trabalhada anexa à bata. A cintura alta descia gradualmente até a natural. Uma variedade de chapéus, toucas, véus, capuzes, redes de cabelo e outros acessórios eram usados na cabeça, com fortes variações regionais. Os calçados eram rasteiros e de bico quadrado.

 

O que foi o Renascimento

 

O período do Renascimento se caracterizou, na História da Europa Ocidental, sobretudo pelo enorme interesse ao saber e à cultura, particularmente a muitas ideias dos antigos gregos e romanos.

 

Foi também uma época de grandes descobertas e explorações, em que Vasco da Gama, Colombo, Cabral e outros exploradores estavam fazendo suas viagens, enquanto notáveis avanços se processavam na Ciência e astronomia.

 

O Renascimento cultural manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença e Siena, de onde se difundiu para o resto da península Itálica e depois para praticamente todos os países da Europa Ocidental. (*Fonte: Wikipedia).

Confira mais Notícias

Venda Nova do Imigrante recebe o espetáculo teatral “Cadê Mafalda?”

Confira a programação da 23ª Festa do Socol de Venda Nova do Imigrante

Blocos e 17 bandas irão animar Carnaval 2025 de Alfredo Chaves

Confira a programação do Carnaval 2025 de Alfredo Chaves

Venda Nova apresenta calendário de eventos 2025

Inscrições abertas para participar da Banda Marcial de Venda Nova do Imigrante

Concerto em Venda Nova une piano e canto de músicas de compositores capixabas

Cultura

Festa da Uva do Vinho: 59ª edição acontece em São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves