O verão chegou! Bombeiros orientam banhistas para cuidados em cachoeiras e praias

Luíza Fiorese
estagiária

 

As praias e cachoeiras são o atrativo do verão brasileiro, mas o que têm de sedutoras, têm de perigosas. São como as místicas sereias, encantam para depois atacar. E o perigo mora perto, principalmente para os banhistas que não sabem nadar. Segundo o major do Corpo de Bombeiros (Cobom),  Leonardo Carnielli, as arrebentações nas praias do Estado não são tão fortes, portanto, o perigo está em quem quer se aventurar.

 

O verão começou há menos de uma semana, e duas pessoas já morreram por afogamento. Uma na praia de Itapoã, em Vila Velha, e outra em uma lagoa, em Linhares.

 

A Região Serrana, apesar de não contar com praias, abriga cachoeiras, que são destino de muitos banhistas. Nelas também se encontram algumas armadilhas que merecem atenção redobrada do banhista. O perigo, além da própria correnteza, está principalmente nas pedras escorregadias.  No período chuvoso, é preciso ainda mais cuidado, avalia o major Carnielli, já que as chuvas podem aumentar o volume dos rios e, consequentemente, das cachoeiras.

 

O   maior problema das cachoeiras, continua o oficial, é que elas estão longe de socorro, caso aconteça algum incidente. "Isso significa que esses locais não são acompanhados por salva-vidas e os hospitais normalmente são longes, portanto, qualquer problema simples, pode tornar-se fatal", explica.

 

A principal recomendação, portanto, é não se aventurar demais. Carnielli ainda diz para tomar cuidado com bebida alcoólica e permanecer às margens. No caso das cachoeiras, a orientação é também sair da água quando começar a chover, evitar saltar de lugares altos e tomar muito cuidado com pedras escorregadias.

 

O major ainda ressalta o cuidado que se deve ter com as crianças. "As menores não devem estar fora do alcance das mãos, e as crianças maiores, ao alcance das vistas". No caso de alguma criança se perder, deve-se procurar o posto de salva -vidas mais próximo, onde serão tomadas as providências cabíveis.

Confira mais Notícias

Turismo

Descubra o Circuito Turístico Caminho Pomerano em Santa Maria de Jetibá

Concurso de fotografia convida moradores a mostrar a beleza das Montanhas Capixabas

Napolitana

Pizzaria Vallino de Pedra Azul está entre as 50 melhores da América Latina

Atrativos para toda a família nas montanhas capixabas durante as férias

Escaladas ao topo do Forno Grande devem ser marcadas no portal Agenda ES

Turismo capixaba cresce e se destaca pela criação de novos empregos

Visitação ao Bosque das Cerejeiras em Pedra Azul é cancelada

RuralturES 2022 terá espaço para exposições ampliado em 40%