Obra da creche é erguida onde seria praça

* Site Câmara e Redação FMZ

A construção de uma creche onde seria uma praça em Vila Betânea, Venda Nova, causou o protesto do vereador Fernando Altoé- PSDB, que na sessão da última terça-feira (19), se pronunciou representando os demais moradores do bairro. Ele elogiou a volta da prática do Orçamento participativo pelo atual prefeito Dalton Perim- PMDB, reconhecendo ser um instrumento de gestão que permite ao cidadão participar das decisões do uso do dinheiro público municipal.

Altoé alega que, apesar da importância da creche, a decisão de substituir a construção da praça pela da creche não foi debatida com os moradores, que elegeram outras prioridades na reunião do Orçamento participativo do ano passado.

“Para que valeu o Orçamento e para que a comunidade foi ouvida?”, questionou ao afirmar que o bairro carece de uma área de socialização. Ele também está preocupado com a localização do campo de bocha, no canteiro paralelo à rodovia, principalmente aos domingos quando fica lotado. Ele disse que seria prudente promover uma área de lazer, pois além de a comunidade carecer, onde o campo de bocha está representa perigo. Ele sugere que a Prefeitura ao menos entre em contato com o Dnit para fazer um “guard rail”, pois pode acontecer de um carro desgovernar e cair em cima do estabelecimento.

“Provavelmente esta creche vai ficar pequena também, pois é direito das mães que trabalham, mas onde era garagem e a fábrica, todos aguardavam uma área de lazer, uma praça, algum espaço para socializar e ponto de encontro. Está sendo feita uma creche e isso não foi discutido no Orçamento participativo”, alega o vereador exibindo a lista de prioridades eleitas pela comunidade. Altoé ainda lembrou que o bairro tem três vereadores e nenhum foi ouvido para a decisão.

O vereador questionou se vale a pena o munícipe sair de casa, se reunir com vizinhos e depois o Orçamento não ser seguido. “Reconheço a importância da obra, mas sou contra o modo como é feito. Nesta casa, o prefeito não tem oposição, pois quando procurou os vereadores de oposição sempre fizeram maioria na mesa para discussão. Há pessoas preocupadas com Venda Nova e fica aqui a falta de compreensão da atitude do prefeito.”

Prefeito anuncia área de convívio maior

De acordo com o prefeito de Venda Nova, Dalton Perim, a participação da comunidade no Orçamento é apenas um parâmetro das decisões da Prefeitura. “Não quer dizer que tudo que a comunidade anseia é possível fazer. Antes de tudo, é necessário ver a viabilidade da obra e considerar questões técnicas”, disse.

Ainda segundo Perim, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras concluiu que uma praça no terreno da antiga garagem não atenderia às expectativas da população, além de virar mais um alvo de vandalismo. Também foi avaliado que a creche próxima à Escola Liberal Zandonadi facilitará a logística de transporte público escolar.

“Temos apenas 1.000 metros quadrados para uma praça, sendo que está em andamento projeto para uma área de convívio de 6.000 m²”, anunciou o prefeito. Para construir a área de convívio, a Prefeitura está relocando a Pastoral da Saúde e o Jardim de Infância, nas proximidades da Igreja Matriz, no bairro São Pedro. Já tem dinheiro em caixa, e o projeto segue no Executivo.

Confira mais Notícias

Saúde

Secretaria de Saúde de Venda Nova inicia fumacê para combater Dengue e Oropouche

Uma a cada três crianças tem perfil aberto em redes, alerta pesquisa

Estradas rurais começam a receber serviços de recuperação em Alfredo Chaves

Famílias afetadas pelas chuvas em Venda Nova recebem assistência e doações

Venda Nova do Imigrante caminha para se tornar a primeira cidade inteligente do ES

Chuvas deixam 70 desabrigados e quase mil desalojados em todo o Espírito Santo

Prefeitura de Venda Nova terá novo horário de expediente a partir da próxima segunda-feira (13)

Oito famílias ficaram desalojadas devido às chuvas em Venda Nova do Imigrante