Estreia amanhã (8), às 20h, no Teatro Municipal Sebastião Artênio Merçon, em Castelo, o espetáculo Torturas de um Coração, de Ariano Suassuna, com direção de Marcelo Andriotti, diretor gaúcho residente no Rio de Janeiro.
As apresentações serão nos dias 8, 9, 15 e 16. O preço único promocional é de R$ 5,00. O enredo da peça é uma síntese bem-humorada de alguns códigos da nossa sociedade: a vaidade social, o medo da solidão, a ganância, o preconceito, a covardia que se reveste de falsa valentia, a esperteza vencendo a força, enfim “o homem e suas paixões”.
A história se passa em Taperoá (PB), onde foi escrita, em 1951. O texto surgiu do contato que o escritor teve com alguns mamulengueiros populares. Desse encontro e das memórias de sua infância, passada em Taperoá, Suassuna escreveu seu primeiro e único texto para mamulengo, uma história de amor e paixão envolvendo os personagens típicos do teatro mamulengo nordestino.
Como na Comédia Dell´Arte, são sempre recorrentes o esperto negrinho Benedito, o valentão Vicentão, o meganha Cabo Setenta e o gostosão Afonso Cabeleira, que vivem em pé de guerra disputando a bela Marieta, a mulher mais cobiçada da cidade. Fútil, no entanto, ela só quer se casar com um homem ilustre.
Fazem parte do elenco Yoko Ane Barbosa Belizare, Maria Fernanda Magnago Facini, Jay Gava Silva, João Pedro Moreira Reis, Gabriel Murno Silva, alunos do Projeto Fazendo Arte, da Prefeitura de Castelo, que disponibiliza aulas de teatro, dança e pintura a crianças castelenses. O assistente de direção é Denis Ramos.
* Mais informações: (28) 3542-8532