Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Alfredo Chaves e a Secretaria Estadual de Cultura (Secult) em breve a Estação Ferroviária de Matilde será totalmente restaurada. O local foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura desde 9 de janeiro de 1986. As obras, no valor aproximado de R$ 357 mil, estão na sua etapa final.
Conforme o secretário de Turismo e Cultura do município, Roberto Fortunato Fiorin, ainda não tem uma data prevista para a inauguração da obra. Estamos ansiosos, é uma obra que relembra o processo de imigração na região e enriquece o nosso município, disse.
Depois de restaurada, a Estação Ferroviária de Matilde será utilizada como área de eventos culturais, para a realização de oficinas sócio-educativas, capacitações, como espaço museológico e restaurante. A intenção é transformar o lugar em um Centro de Convivência Turístico e Cultural do município.
História
De acordo com os registros do Catálogo de Bens Tombados no Espírito Santo, a Estação foi construída em 1910, época em que foi edificada a antiga estrada de ferro Leopoldina Railway, que liga Cachoeiro de Itapemirim a Vitória.