Oficina amplia possibilidades de consumo da polenta

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

Apesar de a polenta ser uma iguaria de ingredientes simples, com criatividade e experimentação ela pode virar um prato gourmet. Os alunos e o coordenador do curso de gastronomia do Centro Universitário Vila Velha- UVV, Alessandro Eller, deram uma prova disso ao apresentar uma infinidade de molhos e acompanhamentos durante oficina sábado (9), na 10ª Hortifeira e 8ª Qualicafés.

O evento ocorreu logo após a mesa redonda “A Gastronomia Como Instrumento de Incentivo ao Turismo”, no Centro de Eventos, com Eller, os chefs Fernando Lorenzoni e Bianca Calheiros, os secretário de Turismo Alexandre Passos (Estadual) e Tarcísio Caliman (Municipal), Sebastião Alves (Sebrae) e o prefeito de Venda Nova, Dalton Perim.

Por meio do resgate e da valorização da culinária de Venda Nova, o objetivo da oficina foi orientar e sugerir ideias de consumo da polenta aos proprietários de pousadas, hotéis, restaurantes e donas de casa.

Os alunos promoveram uma degustação de polenta mole e frita com molhos de dar água na boca. Destaque para os de banana caramelada com socol, lombinho de porco defumado, abacaxi com socol, tomate seco, calabresa, além da polenta frita com manjericão e molho de tomate. Ingredientes de fácil acesso que agregam valor ao ícone da cultura do imigrante italiano local.

Entre os vendanovenses, Letícia Sossai, 24, aprovou as variações. “A gente cresceu acostumado a comer polenta com molho bolonhesa, com queijo ou leite, e se esquece de ousar na cozinha. Foi ótimo participar”, disse.

Fernando Lorenzoni, proprietário do Restaurante Dom Lorenzoni, é um dos chefs que sempre explorou a polenta na cozinha. No seu empreendimento, é sucesso a Torre de Polenta, com camadas de queijo, tomate seco e socol.

Para ele, que já ministrou até aula sobre polenta no Instituto de Culinária de Nova York, existe um mundo de possibilidades com o prato. “Polenta não é difícil de fazer, é simples. Ela em si não tem muito valor, mas se você começa a agregar, faz a diferença. Pode fazer polenta com shitake, bacalhau… Não tem segredo”.

* Fernando Lorenzoni é o entrevistado do programa “Conexão” deste sábado (16). Vai ao ar às 11h. Fique ligado!

** Veja Galeria de Fotos completa da oficina e da mesa redonda aqui no site!

Confira mais Notícias

Pedra Azul terá encontro com vinícolas chilenas

Inscrições abertas para a 10ª Edição do Festival Brasil Sabor

Série chefs estrangeiros: italiano incrementa cardápio do Don Lorenzoni Due

Série chefs estrangeiros: a legítima comida portuguesa nas montanhas

Festival de Comida Alemã vai até 07 de dezembro em Domingos Martins

Santa Maria de Jetibá recebe Festival Sabor dos Imigrantes nesta sexta (19)

Festival gastronômico reúne delícias em Domingos Martins

Cardápio do Bela Aurora traz nhoque com mais de século de tradição