Alunos do Programa ProJovem visitaram nesta terça-feira (18) a rádio comunitária de Alfredo Chaves, como parte da oficina de rádio que vem sendo aplicada na turma, nas últimas semanas.
A oficina, conforme a orientadora social, Elizamélia Carbelotto, tem como finalidade interar os jovens aos meios de comunicação, assim como demonstrar a forma de transmissão das mensagens por meio de ondas.
Tivemos a colaboração da equipe da rádio comunitária que orientou sobre a estrutura e funcionamento de uma rádio, os formatos de textos para divulgação de notícias, além do apoio da fonoaudióloga do município para orientações sobre os cuidados com a voz, explicou.
Ainda segundo Elizamélia, desde que iniciaram no programa, os alunos do ProJovem já participaram de várias atividades voltadas a causas sociais e ambientais.
Dentre as iniciativas do grupo, podemos citar a Campanha do Agasalho 2009, que foi um sucesso em arrecadação, graças à dedicação dos alunos, informou.
A orientadora lembrou também da arborização das margens do Rio Benevente, realizada na semana Meio Ambiente e as oficinas de artesanato para o Dia das mães que reuniu todos para o mesmo objetivo.
Sinto-me orgulhosa em fazer parte deste Programa, capaz de mostrar para todos, a força de vontade a e dedicação escondido dentro de cada um, finalizou.
PROGRAMA
O Projovem adolescente é um programa sócio educativo com finalidade promover a reintegração ao processo educativo de adolescentes e jovens com idade entre 15 a 17 anos.
Por meio de eixos educacionais que abordam temas como: direitos humanos, cultura, esporte e lazer, meio ambiente e saúde, o programa busca a qualificação profissional e desenvolvimento humano dos jovens inseridos.
Implantado no município desde o segundo semestre de 2008, o Projovem Adolescente, conta com cerca de 70 inscritos e duas orientadoras sociais que coordenam os encontros realizados com aulas teóricas e práticas, ministradas duas vezes por semana.
Dentre as ações realizadas no programa estão, palestras sobre regras de cidadania, convivência, drogas e saúde bucal, além de oficinas sobre preservação do meio ambiente e visitas em pontos turísticos do município. Cada aluno inscrito tem direito uma bolsa de incentivo no valor de R$30,00.