FMZ A Rádio
da Família

Oficinas de culinária, artes e língua alemã em Domingos Martins

Em preparação para a Sommerfest, que acontece em Domingos Martins de 24 a 27 deste mês, a Associação da Cultura Alemã do Espírito Santo (Acaes) realiza nos próximos dias 18 e 19 cursos de culinária alemã, tortas típicas, flores de papel e língua alemã.

Descendentes de imigrantes que colonizaram a região há 161 anos ministrarão as oficinas, que terão duração de 12 horas. No dia 18 serão dados os conteúdos teóricos e no dia 19, os práticos.

Os cursos, com 12 vagas cada, são gratuitos e acontecerão nas dependências da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, localizada na Praça Dr. Arthur Gerhardt, na Sede. Na oficina de culinária alemã, o aluno aprenderá o preparo do “Kasseler” (lombo de porco defumado), “Eisbein” (joelho de porco), “Würstchen“(salsichas branca e vermelha), “Spatzle” (macarrão caseiro típicoalemão) e Chucrute. Também será feita uma explanação sobre a história desses pratos.

Na capacitação de tortas típicas serão ensinadas receitas de tortas de maçã, limão, “Käschmier” (queijo mole alemão), rocambole alemão, apfelstrudel (massa fina recheada com maças) e o strudel de banana, uma adaptação do apfelstrudel feita pelos imigrantes para substituir as maçãs, que não são nativas da região e não eram encontradas aqui há 16 décadas.

O curso de Noções Básicas de Língua Alemã ensinará aos participantes cumprimentos do dia-a-dia no dialeto “Hunsrück”, denominação dada pelos descendentes para homenagear a região da Alemanha de onde vieram os primeiros imigrantes. Na oficina de confecção de flores artesanais de papel os professores darão dicas e o passo-a-passo para compor peças que enfeitarão casas e vitrines do comércio local na Sommerfest e demais ocasiões festivas. As quatro capacitações acontecerão simultaneamente, na sexta-feira das 18 às 21 horas e no sábado das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas.

Fonte: Assessoria Prefeitura de Domingos Martins

Confira mais Notícias

36 anos de história: veja como Venda Nova do Imigrante tornou-se um município

36ª Festa de Emancipação de Venda Nova garante três dias com shows e solidariedade

Cultura

Festa do Socol é diversão garantida nas Montanhas Capixabas. Confira programação!

Cultura

Venda Nova lança marca do turismo no aniversário do Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi

Venda Nova: Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi completa 12 anos

Cultura

Venda Nova recebe a peça “Janelas” neste domingo (3); entrada será gratuita!

Cultura

Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção abra vagas para novos participantes

Agenda cultural

Venda Nova do Imigrante lança Calendário de Eventos 2024 com novidades