Educação

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas segue com inscrições abertas até dia 03 de junho

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2024 está com inscrições abertas até o dia 03 de junho. Os interessados podem se inscrever de forma on-line, pelo site da OBFEP (CLIQUE AQUI). Tanto alunos quanto professores podem se inscrever.

Dessa forma, a Secretaria da Educação (Sedu) visa fortalecer a divulgação dessa avaliação junto às equipes pedagógicas da Rede Pública Estadual de Ensino para incentivar a participação dos estudantes do Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio, que fazem parte do público-alvo da Olimpíada. A OBFEP pode abrir portas para novas oportunidades de estudos em universidades públicas federais.

O evento oferece oportunidades únicas de promover o interesse pela ciência e desenvolver habilidades práticas e teóricas nos alunos. Essas experiências nas olimpíadas incentivam o aprendizado interdisciplinar, estimulam a curiosidade e promovem o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para o desenvolvimento dos discentes. A temática da prova este ano será “Educação para o desenvolvimento sustentável”.

Outro fator importante é que a OBFEP pode criar oportunidades para os alunos que se destaquem de conseguirem acesso direto em diversas universidades públicas e federais, sem a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou vestibular. Para o próximo ano, ao menos cinco instituições públicas irão reservar vagas para medalhistas: as universidades de São Paulo (USP) e a Estadual Paulista (Unesp), além das federais de Itajubá (Unifei), do ABC Paulista (UFABC) e de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Mais informações sobre a trilha olímpica acesse: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/atualidades/acesso-a-universidade-pela-trilha-olimpica.

O professor/orientador será responsável pelo cadastramento do aluno e da escola no sistema para fornecer todos os dados solicitados. Também será o responsável pelas autorizações de uso do trabalho enviado, bem como do uso da imagem do aluno para fins de divulgação da OBFEP. A premiação contempla certificados e medalhas.

Com informações da SEDU.

Confira mais Notícias

Enem 2025: saiba as datas de inscrições e das provas deste ano

Período para solicitar isenção da taxa do Enem 2025 começa nesta segunda-feira (14)

Marechal Floriano oferece 277 vagas em processo seletivo simplificado

Rede de Ensino de Venda Nova inicia novo ano letivo nesta terça-feira (4)

Educação

Escolas da educação básica iniciam ano letivo com proibição de celular

Educação

Cadastro aberto para preenchimento de vagas remanescentes em creches de Venda Nova

Prazo para inscrição no Sisu termina hoje (21)

Último dia para inscrições no concurso da Secretaria de Educação do ES