Finalmente o casal de onças pintadas do Zoo Park da Montanha, em Marechal Floriano, iniciou um namoro que pode render os primeiros filhotes da espécie de felinos reproduzidos em cativeiro no Estado. Zagaia, a primeira onça a chegar ao zoológico, em fevereiro de 2012, precisou ser substituída por uma mais nova, que foi estrela do filme brasileiro Tainá 3.
A nova onça, que leva o nome do filme em que ela teve participação, chegou ao zoológico há cerca de cinco meses. Após um período de adaptação, ela foi solta junto com Café, uma onça preta macho. Apesar de o casal ser da espécie Panthera onça, café tem a plumagem preta, diferente dela, que é pintada.
O macho chegou de Salvador, capital da Bahia, logo após Zagaia, mas o romance entre os dois não foi bem sucedido. O fundador do zoológico, Romeu Nunes Vieira, disse estar muito feliz com a possibilidade de o atual casal de onças se reproduzir no Zoo Park da Montanha.
“Esse é um importante papel que os zoológicos cumprem, que é a reprodução de espécies que estão ameaçadas de extinção no Brasil. Nossa expectativa é muito boa com a reprodução em cativeiro das primeiras onças pintadas do Espírito Santo”, destacou.
Do cruzamento poderão nascer filhotes pintados ou pretos. A gestação do felino é de três meses e normalmente nascem entre dois e quatro filhotes. Elmir Rodrigues, um dos responsáveis pelo zoológico, contou que Tainá tem cerca de três anos de idade e poderá ter muitas crias.
Tainá veio do zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), que é mantido pelo Exército Brasileiro e que fica localizado em Manaus, em plena floresta amazônica. “A onça recebeu o nome de Tainá devido à participação dela no 3º filme da série, e que foi lançado em 2011. No filme, ela aparece pequena, dentro de uma cestinha. Temos uma estrela dos cinemas em nosso zoológico”, brinca Elmir.
Ele contou que a intenção do Zoo Park da Montanha é participar de um programa nacional de reprodução de espécies raras. Várias espécies de animais já foram reproduzidas em Marechal Floriano, como macacos, antas, lhamas e diversos tipos de aves.
Para chegar ao Zoo Park da Montanha, basta entrar no quilômetro 49 da BR-262, em Barra de Rio Fundo, passar atrás do Posto Ipiranga e seguir por uma estrada pavimentada até o zoológico, distante cerca de 800 metros da rodovia. O local funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Entenda
Zagaia– A primeira onça pitada chegou ao zoológico em fevereiro de 2012 e recebeu o nome de Zagaia.
Café– Menos de um mês depois, chegou Café, um macho com plumagem preta e que veio de Salvador (BA).
Namoro– Foram feitas várias tentativas de juntar os dois, mas sem sucesso.
Tainá– Com o objetivo de criar em cativeiro os primeiros filhotes de onças pintadas do Estado, este ano chegou Tainá, que participou de um filme brasileiro com o mesmo nome, em 2011.
Namoro– Na última semana Café e Tainá foram soltos no mesmo espaço e iniciaram um romance. Apesar de carinhos selvagens, os dois estão se adaptando bem juntos. (*Texto: Julio Huber- Site Montanhas Capixabas).