* Leandro Fidelis
O Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçu-Virá, em Venda Nova, está oferecendo aulas gratuitas de inglês para filhos de agricultores da região. A professora Guilhermina Müller dedica uma hora e meia semanalmente para ensinar o idioma mais priorizado no mundo. As aulas começaram em fevereiro, mas ainda restam vagas.
Os encontros acontecem aos sábados, no Centro de Aprendizagem localizado no complexo da Organização Não-Governamental- ONG em São José do Alto Viçosa, na zona rural. A vantagem é aprender inglês em meio à natureza e com um silêncio externo propício para o aprendizado da língua inglesa.
A maior parte da população do entorno da ONG não tem condições financeiras e não avalia a necessidade do filho aprender inglês. Sou sócia da ONG e por isso contribuo ensinando inglês, afirma Guilhermina.
A professora tem certificados de diferentes universidades estrangeiras e ministra aulas particulares em Venda Nova há 15 anos. Uma vez ao ano, ela se atualiza em Londres, em uma escola que representa o Conselho Britânico de Língua Inglesa.
Guilhermina destaca que a própria agricultura dificulta a participação de mais jovens da região no curso. Quando não são os compromissos com a igreja, os jovens da comunidade abandonam os estudos porque a família precisa de mão-de-obra na lavoura.
Além das aulas de inglês, o projeto de responsabilidade social do Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçu-Virá inclui alfabetização, curso supletivo para ensino fundamental e médio para preparar o jovem da comunidade para o mercado profissional. Mais informações pelos telefones.: (28) 3546-1436, (27) 9943-4646 e (27) 9983-1765 ou pelo e-mail: cds-gc@ig.com.br.