Uma operação contra crimes ambientais foi realizada por policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), sábado (20), no município de Afonso Cláudio. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nas áreas urbana e principalmente rural. Quatro homens foram detidos por posse irregular de armas de fogo e munições.
Divulgação |
|
Cerca de 24 policiais militares participaram da operação, utilizando oito viaturas no centro da cidade e nas localidades de Bom Será, Mata Fria, Boa Fé, Córrego dos Adventistas, São Pedro e Três Pontões.
Durante o cumprimento dos mandados, as equipes apreenderam 01 revólver calibre 38, 03 espingardas de ar comprimido, 01 espingarda de fabricação caseira, 02 espingardas calibre 22, sendo uma de fabricação americana, 01 espingarda calibre 36, 02 garruchas calibres 22 e 36, 37 espoletas, 21 cartuchos calibres 28 e 36 deflagrados, 06 munições calibre 38 intactas, 08 munições calibre 36 deflagradas, 202 munições calibre 22 intactas, 03 frascos contendo pólvora e chumbo, 01 animal silvestre abatido conhecido por paca, além de 20 canos de espingarda, 07 coronhas, 03 revólveres incompletos, 04 tambores de revólveres, 18 pedaços de garruchas, 40 cães de espingardas e garruchas e 20 molas utilizadas em garruchas.
Os objetos foram encontrados na casa de um homem conhecido por armeiro. De acordo com os militares, normalmente ele é o responsável por fazer ajustes, manutenções e pequenas customizações em armas na região.
Todos os objetos apreendidos e quatro homens detidos foram encaminhados ao DPJ Venda Nova do Imigrante.
Segundo o comandante da 1ª Companhia Ambiental, Capitão Irio Doria, as ações de prevenção e combate aos crimes ambientais devem continuar sendo feitas, em especial para combater os crimes de caça.