A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (9), uma operação para reprimir a mineração ilegal de granito no interior do Espírito Santo. Dois mandados de busca e apreensão emitidos pela Justiça Federal foram cumpridos em Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana do Estado.
As investigações começaram depois que uma empresa sem qualquer licença do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) ou autorização de lavra da Agência Nacional de Mineração (ANM) admitiu ter extraído 25 mil metros cúbicos de granito, no valor aproximado de R$ 8 milhões, entre 2018 e 2020.
A operação também busca provas para combater uma suposta ação criminosa de extração mineral ilegal e usurpação de bens da União, crimes com pena de multa e até cinco e seis anos de prisão, respetivamente.
As empresas e os responsáveis envolvidos no esquema não foram informados pela PF que salientou, em nota, a necessidade de combater práticas ilegais. "“O segmento do mármore e do granito sabidamente é um dos mais destacados na economia capixaba e ações desta natureza responsabilizam empresas que atuam em desacordo com as regras e normas impostas ao setor, beneficiando todos aqueles que prezam pela atuação correta e socialmente responsável”, diz nota corporação.
Com informações do G1 ES e de A Gazeta.