As variedades exóticas brancas, roxas, lilás, amarelas e até verdes, algumas com um toque a mais de cor, fazem das orquídeas uma interessante opção de cultivo para produtores familiares, já que são apreciadas por muitos devido à elegância e delicadeza de suas espécies. Com o início da primavera comemorado em 23 de setembro essa flor se transforma em uma atração turística e, ao mesmo tempo, uma alternativa de renda para produtores.
No Estado, Marechal Floriano se destaca na produção da flor, tanto que também é conhecido como a Cidade das Orquídeas. O município é privilegiado com um dos melhores climas do mundo, o que explica a enorme variedade de espécies espalhadas pela região.
Mesmo com todo esse potencial, Marechal possui apenas 17 produtores de orquídeas, que apesar de serem colecionadores, já estão se organizando para comercializar a produção.
Agroturismo
O engenheiro agrônomo do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Marechal Floriano, José Onofre Pereira, que presta assistência aos produtores interessados em iniciar a produção de orquídeas no município, confirma que a atividade é bastante propícia como diversificação de renda e para o agroturismo.
Marechal é um celeiro de orquídeas. Temos um dos melhores climas para produção da planta. A orquídea atrai admiradores do mundo inteiro e Marechal pode aproveitar esse potencial. Muitos vêm ao município somente para o agroturismo, ressalta Pereira.
Reserva
A Reserva Orquidófila Florabela, criada na década de 1960 pelo pesquisador Érico de Freitas Machado, é um bom exemplo de que o cultivo dá certo no município.
A área possui 12 hectares e, desde sua aquisição, aos poucos foi se transformando em uma reserva pelas mãos do pesquisador, que plantou árvores para hospedar as orquídeas, e preservou as já existentes.
E a paixão pelas flores rendeu frutos. Mesmo depois de sua morte, o esboço do livro que ele escreveu sobre o tema foi lançado, eternizando seu trabalho com o registro que recebeu o título de História do Patrimônio Natural do Espírito Santo: Orquídeas.
Há nove anos a reserva está aberta para o agroturismo e recebe turistas do Brasil e do mundo para conhecer as belezas naturais do local. O visitante pode apreciar as orquídeas em seu habitat natural por meio de uma caminhada ecológica. São 400 espécies espalhadas pelo percurso. Lá também existe uma estufa de produção onde as plantas são reproduzidas e um bosque de dracenas, árvore hospedeira de orquídeas.
É possível conhecer ainda as mini e micro orquídeas, que ficam protegidas em um canto da mata, além do orquidário florido, com diversas espécies.
A filha de Érico Machado, Jussara de Freitas Machado Rodrigues, e o seu esposo Ildebrando Loureiro Rodrigues, ambos administradores da reserva, disseram que mesmo sendo de espécies diferentes e com época de floração alternada, as orquídeas intensificam ainda mais a floração durante este período, o que atrai turistas de toda as regiões do País.
Recebemos encomendas de vários estados brasileiros. Esperamos que a primavera atraia ainda mais turistas, comenta Jussara.
Exposição
E para quem quiser apreciar a beleza das delicadas flores, Marechal Floriano receberá, entre os dias 26 e 28 de setembro, a 1ª Mostra de Orquídeas, no Centro de Esportes Miguel Krohling, na comunidade de Santa Maria. A entrada é franca.
Serviço:
Escritório do Incaper de Marechal Floriano José Onofre Pereira (27) 3288-1215. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.
* Fonte: Assessoria Incaper