Outono quente e pouco chuvoso para os capixabas

No último sábado (20), às 14h32, iniciou-se o outono, estação que representa transição entre o verão e o inverno no Hemisfério Sul do globo terrestre. De acordo com informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a expectativa para o Espírito Santo é que seja pouco chuvoso e ligeiramente quente, quando comparado à média histórica para o período.

O outono traz consigo características de ambas as estações, tanto do verão, quanto do inverno, e apresenta mudanças aceleradas nas condições do tempo. No Estado do Espírito Santo, os meses de março, abril e maio são os que compreendem o período da estação, no qual há uma maior freqüência de fenômenos como nevoeiros em algumas áreas da Região Serrana.

Segundo o meteorologista do Incaper, Hugo Ramos, a tendência para os próximos meses é que haja uma diminuição dos índices pluviométricos e nas temperaturas, devido à incursão de sistemas frontais acompanhadas de massas de ar frio. “A média acumulada de precipitação para a estação fica entre 300 mm e 500 mm no sul e abaixo dos 200 mm no norte. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 26ºC na Região Serrana e 31º nas demais regiões”, destaca o meteorologista.

Hugo explica ainda que o outono se inicia no exato momento em que a incidência dos raios solares atinge o equador terrestre, fenômeno denominado Equinócio Solar. Neste período, os hemisférios Norte e Sul são atingidos de forma quase homogênea pelo sol.

Confira mais Notícias

Detran- ES alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão