Geral

Outono quente e pouco chuvoso para os capixabas

No último sábado (20), às 14h32, iniciou-se o outono, estação que representa transição entre o verão e o inverno no Hemisfério Sul do globo terrestre. De acordo com informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a expectativa para o Espírito Santo é que seja pouco chuvoso e ligeiramente quente, quando comparado à média histórica para o período.

O outono traz consigo características de ambas as estações, tanto do verão, quanto do inverno, e apresenta mudanças aceleradas nas condições do tempo. No Estado do Espírito Santo, os meses de março, abril e maio são os que compreendem o período da estação, no qual há uma maior freqüência de fenômenos como nevoeiros em algumas áreas da Região Serrana.

Segundo o meteorologista do Incaper, Hugo Ramos, a tendência para os próximos meses é que haja uma diminuição dos índices pluviométricos e nas temperaturas, devido à incursão de sistemas frontais acompanhadas de massas de ar frio. “A média acumulada de precipitação para a estação fica entre 300 mm e 500 mm no sul e abaixo dos 200 mm no norte. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 26ºC na Região Serrana e 31º nas demais regiões”, destaca o meteorologista.

Hugo explica ainda que o outono se inicia no exato momento em que a incidência dos raios solares atinge o equador terrestre, fenômeno denominado Equinócio Solar. Neste período, os hemisférios Norte e Sul são atingidos de forma quase homogênea pelo sol.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho