Desconsiderando o de pele, o câncer de mama é o que mais afeta as mulheres. Por isso, alertar para os riscos e incentivar o diagnóstico o mais cedo possível estão entre as ações da campanha Outubro Rosa, que começa a partir desta semana em todo o país. Quando descoberta precocemente, a doença pode ter até mais de 90% de chances de cura.
Em 2013, foram registradas 270 mortes causadas pelo câncer de mama, número considerado alto. Além disso, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) projeta que sejam notificados 990 casos da doença no Espírito Santo neste ano. Saber quais são os fatores de risco e aprender como controlá-los é fundamental para a prevenção.
“O histórico familiar é o principal fator de risco quando se discute câncer de mama. Mas há outros, tais como idade (o risco aumenta rapidamente com o envelhecimento), obesidade, nuliparidade (mulher que não gerou filhos), sedentarismo, primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após os 50 anos) e ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos”, explica o oncologista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) Guilherme Crespo.
“Evitar a obesidade e o sedentarismo, assim como evitar o consumo de bebidas alcoólicas são medidas importantes de prevenção, bem como o rastreamento precoce. A partir dos 50 anos, a mulher deve fazer mamografia regularmente e abaixo dos 50 caso haja indicação médica baseada em critérios de risco, ou surgimento de alterações detectáveis ao autoexame independente da idade”, ressalta Crespo.
Neste mês, acontece “Outubro Rosa”, uma campanha realizada em todo o país para conscientizar sobre importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença. “Quando detectado precocemente, a doença pode ter até mais de 90% de chances de cura”, afirma o especialista.
Para facilitar o acesso aos exames, a Secretaria Municipal de Saúde de Venda Nova do Imigrante aderiu à campanha, que será realizada a partir de 24 de outubro nas unidades de saúde do município. Os exames são gratuitos. A matéria completa com a programação de cada unidade está aqui.