Outubro Rosa: sábado (25) é dia de mutirão para exame preventivo em Castelo

No próximo sábado (25), vai acontecer um mutirão para realização do exame para diagnóstico de câncer do colo do útero, conhecido como “exame preventivo”, em Castelo.  A ação atenderá mulheres com idade de 25 a 64 anos que nunca realizaram o exame ou que a última coleta de amostra para o exame tenha acontecido há mais de 2 anos. Nesse dia, também será possível marcar exame de mamografia.

A campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e vai acontecer na unidade sanitária Solange Campanha no período de 8h as 13h. A unidade fica na Avenida Nossa Senhora da Penha, no bairro Santo Andrezinho. Mulheres de todo o município serão atendidas. "O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer do mundo, seguido pelo câncer de colo de útero, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Porém, se descobertos cedo, os índices de cura são altos”, explica Daniele Dias Louzada, coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde.

Além do mutirão de preventivo, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar pedidos de mamografia para mulheres com idades de 50 a 69 anos, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde. Para que o pedido seja feito, a paciente precisa apresentar cópias do CPF, Carteira de Identidade (RG), Cartão Nacional do SUS e comprovante de residência.

O mutirão faz parte das ações da campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de diagnosticar precocemente o câncer de mama e do colo do útero, aumentando as chances de cura dessas doenças.

Confira mais Notícias

Campanha de vacinação contra Influenza é realizada em Venda Nova

Teleconsultas chegam a Venda Nova e facilitam acesso a especialidades médicas

Afastamentos por transtornos mentais aumentam mais de 100% em dez anos

Casos de dengue no Brasil caem 60% nas primeiras semanas do ano

Teste rápido de dengue já está disponível nas unidades de saúde de Venda Nova

Prefeitura de Venda Nova inicia 2º ciclo de aplicação do fumacê

A cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com câncer no mundo

Brasil registra quase 3 mil casos de Oropouche em 2025