Por meio do número 0800 280 2222, a Ouvidoria de Polícia do Estado é um canal aberto à população. O cidadão pode utilizar o serviço para fazer reclamações, sugestões, críticas, denúncias ou elogios sobre a atividade policial.
As principais atribuições desse órgão são: ouvir, encaminhar e acompanhar as denúncias, as reclamações e as representações da população referentes a atos arbitrários, desonestos, indecorosos ou que violem os direitos individuais ou coletivos, praticados por autoridades e agentes policiais, civis e militares.
A Ouvidoria de Polícia não tem a atribuição de apurar, mas, por meio do acompanhamento, visa a contribuir a fim de garantir agilidade e rigor nas apurações. As denúncias de violação à integridade física, como homicídio, tortura e abuso de autoridade têm tratamento prioritário.
Participe e denuncie
O serviço mantém o sigilo sobre qualquer tipo de denúncia, bem como sobre o denunciante. As denúncias, reclamações, sugestões, críticas ou elogios sobre a atividade policial podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, pelo telefone: 0800 280 2222.
A ligação é gratuita e a pessoa não precisa se identificar. No entanto, se preferir, as denúncias podem ser feitas pessoalmente, no mesmo horário de atendimento, na sede da Ouvidoria, localizada no prédio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2.355, Bento Ferreira, em Vitória.