* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
Imagine você voltando de uma partida de futebol e, no caminho para casa, se deparar com uma onça? É o que relata o gerente administrativo Guilherme Falqueto, de 22 anos, sobre episódio ocorrido nessa quarta-feira (23) à noite, no Distrito de São João de Viçosa, Venda Nova do Imigrante. Ele é o único morador que viu o animal.
De acordo com Falqueto, ele estava a dois quilômetros da Vendap, na estrada cujo acesso fica atrás da empresa. Por volta das 21 horas, o animal teria passado na frente do veículo, mas a princípio o gerente pensou que fosse um cachorro.
O felino parou diante do carro e, assustado, saltou e subiu um barranco de aproximadamente seis metros, que dá para um cafezal, desaparecendo na escuridão. “Fiquei tão abismado com a situação que não deu nem tempo de fotografar ou filmar”, conta o gerente.
Guilherme Falqueto diz que a suposta onça tinha o pelo pardo, as patas compridas e era do tamanho de um cão da raça Rottweiler. E após certificar essas características com agricultores da região, concluiu não se tratar de uma jaguatirica, espécie menor e mais comum na região. Há pelo menos 15 dias, outro morador de Venda Nova teria visto animal semelhante nas proximidades de Pedra Azul, Domingos Martins.
Segundo um biólogo, a onça parda é uma espécie da fauna local e sai dos remanescentes florestais em busca de alimento. As criações de pequenos animais, a exemplo das galinhas, nas propriedades da zona rural de Venda Nova podem ter atraído o felino.