A Universidade Católica de Brasília inaugurará no próximo dia 14 a Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade. Para marcar o evento haverá palestra com o tema: Da Indisciplina à Ciber-Violência, Dívidas da Alfabetização Emocional, ministrada pelo professor Alejandro Castro Santander, da Pontifícia Universidade Católica da Argentina.
Na oportunidade será lançado o primeiro livro co-editado pela Unesco, a Cátedra e a Editora Universa, de autoria do pró-reitor professor Geraldo Caliman, Paradigmas da Exclusão Social.
A Cátedra, que já se encontra em funcionamento há mais de um ano, é resultado de acordo com a Unesco para ampliar o projeto mantido em parceria desde 2002, o Observatório de Violências nas Escolas- Brasil. A Cátedra é uma unidade de pesquisa, ensino e extensão.
Quem é Geraldo Caliman?
Geraldo Caliman é vendanovense, doutor em educação pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma, onde atuou como professor na cátedra Sociologia do Desvio e da Marginalidade (1995-2004) e coordenou o programa de doutorado em Pedagogia Social (1998-2000) daquela universidade.
Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação scricto sensu em educação e diretor do curso de pedagogia da Universidade Católica de Brasília. Sua atuação intelectual foi precedida com uma ampla atuação na gestão, no desenvolvimento e coordenação pedagógica de obras sociais orientadas aos adolescentes trabalhadores (1982-1987; 1992). É autor de vários artigos e dos seguintes livros: Normalità Devianza Lavoro (Roma LAS, 1997); Desafios, Riscos e Desvios (Brasília, UCB/Unicef, 1998); Lavoro non Solo: Lavorati Tossicodipendenti, Modelli Sperimentali dIntervento (Milano, Franco Angeli, 2001).