Um novo Paiol do Nonno está sendo erguido para a 32ª Festa da Polenta, que acontece de 8 a 10 de outubro, em Venda Nova do Imigrante. Com arquitetura trabalhada, parede de estuque e bar e cozinha maiores, a réplica foi projetada para preservar ainda mais os costumes dos avôs italianos que colonizaram a cidade.
A construção do novo paiol está sendo feita no mesmo espaço do antigo, próximo ao campo de bocha do Centro de Eventos. A estrutura em madeira já está praticamente pronta.
O espaço também vai ganhar mais um forno à lenha para a produção de pães, bolos e outras delícias. Sem contar que quem passar por ali também vai poder se divertir com uma programação paralela à festa. No total, serão nove shows. (Confira programação abaixo)
Além das novidades na estrutura do paiol, a criatividade dos voluntários promete deixar o local ainda mais atraente. No ano passado, teve gente querendo comprar até as frutas que estavam na decoração, tamanha a variedade de elementos que compõem o paiol, diz José Luiz Moysés, presidente da Afepol. O realismo proporcionado pelo espaço envolve o público de tal forma que dá a ele sensação de estar mesmo em um rancho.
Tradição rural
O Paiol do Nonno retrata o dia-a-dia das famílias nas primeiras décadas da colonização. A agricultura, atividade ainda predominante no município, ditou a rotina com trabalho duro e exigente durante muitos anos.
Quem visita o Paiol do Nonno pode ver ainda como eram preparados alguns alimentos alternativos da época: banana na chapa, polenta frita na brasa e outros. Na vendinha anexa, são comercializados pastel, caldo-de-cana, socol, linguiça e ainda são feitas bolsas de apostas para quem adivinhar o tamanho de uma super linguiça.
Para compor o ambiente, alémdo fogão à lenha, ferramentas como machado, foice, grupião e cangalha ficam expostos para o público, que ainda pode ver em algum dos cantos do paiol, uma galinha choca, uma casa de abelha ou outra curiosidade típica da roça.
As ferramentas para o cultivo, o manejo e o beneficiamento das culturas hoje são relíquias, mas ainda funcionam. O Paiol do Nonno, onde o milho da polenta fica armazenado, reaviva as suas funções e antigos costumes, mostrando ao público como era a produção do melado, do açúcar mascavo e o preparo do alimento dos animais.
As ferramentas mudaram. São relíquias. O Paiol do Nonno reavive o engenho de cana puxado por uma junta de bois, a produção de melado, o açúcar mascavo… Tudo com muita música.
Programação do Paiol para a 32ª Festa da Polenta
Sexta-Feira 08/10/2010
19h Toni da Viola e Edésio Martins
Sábado 09/10/2010
11h Show com Alcapones
14h30 Show com Irmãos Brambila e banda
18h30 Show com Norival e Alan
Domingo 10/10/2010
11h Show com Vagner e Edmar
14h30 Show com Ramires Show e Banda
18h30 Show com Jhony e Denner e Atila cola
Ainda no Paiol:
Moagem de cana no engenho puxado a boi
Forno da nonna (Pães, Bolos, quitutes)
Açúcar Mascavo feito na hora