Palestra e termo de cooperação técnica pretendem melhorar a qualidade do café em Afonso Cláudio

Atingir o produtor rural por meio de técnicos capacitados e com informações de boas práticas agrícolas são pontos fundamentais para melhorar a qualidade do café em Afonso Cláudio. Em busca de alcançar esses objetivos, nesta quarta-feira (12), foi realizada uma palestra de capacitação para os agricultores do município. Além disso, durante o evento foi assinado um convênio de cooperação técnica entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), orgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e a Prefeitura local.

A palestra aconteceu na Fazenda Roncete, localizada na comunidade do Rio da Cobra. O diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, foi quem a ministrou, passando motivação e orientações aos agricultores sobre a atual situação da cafeicultura no Estado e no município. Os cafeicultores presentes foram orientados sobre os principais pontos para a produção do café e a utilização das tecnologias necessárias para adotar os métodos de descascamento e despolpamento nas propriedades.

Convênio

Para estreitar o relacionamento entre técnicos e produtores, integrar o trabalho da Prefeitura de Afonso Cláudio e do Incaper para o desenvolvimento da agricultura, disponibilizar recursos financeiros que contribuam para o aumento da produção local; foi assinado durante a palestra, um convênio de cooperação técnica.

Na parceria de integração entre as entidades, a prefeitura de Afonso Cláudio concede ao Incaper um técnico agrícola, uma assistente administrativa e o repasse de recursos financeiros. Com isso, o Instituto oferece orientações e técnicas aos agricultores e os acompanha nos processos de capacitações com mais eficiência.

“Para ensinar a plantar, cultivar e colher, precisamos de técnicos especializados, e para desenvolver a agricultura local, é necessário que os agricultores estejam motivados e, principalmente, orientados sobre as formas adequadas de manejo. Com a palestra, teremos cafeicultores encaminhados para melhorar as lavouras de café e com o convênio, mais assistência técnica para aprimorar a produção e desenvolver a agricultura local”, afirma o chefe do escritório Incaper de Afonso Cláudio, Liondenis José de Mattos.

Confira mais Notícias

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)

Brasil exporta 46 milhões de sacas de café, atingindo recorde em 2024

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde