Gritos, pânico correria e destruição na BR-262 na tarde de ontem. Um engavetamento envolvendo um ônibus da Viação São Geraldo, três caminhões e um carro de passeio deixou seis pessoas feridas e passageiros desesperados no momento do acidente, que aconteceu por volta de 16 horas no quilômetro 76.
Após a batida, houve desespero no interior do ônibus. O segundo motorista do coletivo quebrou dois vidros laterais e alguns passageiros pularam da janela com medo de que o ônibus fosse tombar. Algumas pessoas se feriram com os pedaços de vidro estilhaçado.
O ônibus parou próximo ao barranco e balançou muito quando os passageiros se levantaram. Houve muito pânico e a porta não abria devido à batida. Depois que os vidros laterais foram quebrados, pulamos para fora e tiramos as crianças do ônibus, contou o passageiro Carlos Castro de Sousa, 38 anos.
Segundo passageiros e motoristas dos veículos envolvidos, um caminhão azul, que não ficou no local do acidente, teria freado bruscamente, devido aos desníveis existentes por causa da reforma da rodovia. Os veículos que seguiam atrás bateram em sequência.
Um caminhão de transporte de bois, que seguia lentamente atrás do caminhão azul, foi para o acostamento e parou. Em seguida, o ônibus, placas GSV-4525 (Curvelo-MG), não conseguiu parar e bateu na traseira do caminhão baú, placas GNK-8838 (Itaperuna-RJ), que foi parar fora da pista na contra-mão.
Após bater no baú, o ônibus ainda bateu na traseira do Fiat Uno, placas MQJ-8634 (Domingos Martins), que desceu despencou em uma ribanceira de mais de 20 metros. O motorista, Wilson Antônio da Silva não se feriu.
O motorista do ônibus, Anderson Garcia de Oliveira, o ajudante do caminhão baú, Gil Camini e outros quatro passageiros foram levados por motoristas que passavam no momento do acidente para o Pronto Atendimento de Marechal Floriano.
Outros quatro passageiros tiveram ferimentos leves e não precisaram ser medicados. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi até o local, mas os feridos já haviam sido atendidos. Policiais militares controlaram o trânsito até a chegada da Polícia Rodoviária Federal.
O ônibus da Viação São Geraldo saiu de Belo Horizonte (MG), por volta de 8h15 de ontem e seguia para Guarapari. A empresa enviou outro ônibus para os passageiros terminarem a viagem.
Depoimentos
Carlos Castro de Sousa, 38 anos, passageiro do ônibus
Eu preferi viajar com minha família durante o dia, pois tenho medo dos acidentes que acontecem a noite. A minha filha está de férias e estamos indo curtir as praias de Guarapari. Agora vamos voltar de trem para Belo Horizonte. No momento do acidente houve muito desespero e eu só queria sair do ônibus com minha família.
Marcos dos Santos, 35 anos, passageiro do ônibus
Depois do acidente eu só pensava em tirar as crianças do ônibus. Eu pulei a janela e comecei a ajudar as pessoas a saírem. Foi muito desesperador após a batida. Apesar do medo e da gravidade, graças a Deus todos estão bem. Eu viajava com minha filha de três anos.
Bruno Mendes, 18 anos, passageiro do ônibus
Eu vi todo o acidente. Depois que dois carros pararam na pista, um caminhão azul, que foi embora, freou. Então o ônibus bateu na traseira do caminhão baú e o Fiat voou do barranco. Eu não me machuquei, mas depois do acidente os passageiros ficaram desesperados e houve gritaria.
* Texto: Julio- Huber- Nova Comunicação