Papa Francisco aceita renúncia do bispo Dom Décio

*Atualizada às 13h37

* Redação FMZ

 

Aos 71 anos, o bispo de Colatina, Dom Décio Sossai Zandonadi renunciou ao cargo, tornando-se bispo emérito no mesmo dia em que há 11 anos assumiu o comando da diocese. Dom Décio, que é presidente do Conselho Curador da Fundação Máximo Zandonadi- FMZ, de Venda Nova, é bispo da Diocese de Colatina desde 14 de maio de 2003.

 

Para auxiliar a diocese de Colatina, o Papa Francisco nomeou como administrador apostólico, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias que continuará também na função de bispo auxiliar de Vitória.

 

A Arquidiocese de Vitória comunicou a renúncia do bispo por meio do seu site. “Saúde, alegria e paz nessa nova etapa de sua vida e convida todos os católicos a unirem-se a ele em oração neste momento. A Arquidiocese agradece Dom Décio, pela colaboração durante estes 11 anos, não só com a Igreja em Colatina, mas com os projetos de evangelização no Estado do Espírito Santo”, diz o texto na internet.

 

Veja a carta escrita por Dom Décio, sobre a sua renúncia:

 

"Meus queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus,

 

Hoje o Papa Francisco aceitou o meu pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese de Colatina. Este pedido foi introduzido já em 2010 quando da “Visita ad Limina” a Roma junto com os demais bispos do Regional Leste II. Vivia, então, em uma situação de tensão gerada por um escândalo que se tornou público.

 

Preocupava-me também a saúde física e psicológica. Tenho um histórico de AVC e hemorragia cerebral que se agravou com uma ameaça de enfarto cardíaco e consequente implantação de uma mamária. Hoje aparentemente estou bem. Coloquei-me nas mãos de Deus. O que o Papa decidisse esta seria a vontade de Deus.

 

Sinto que nestes 11 anos à frente da Diocese de Colatina procurei, junto com o meu presbitério, cumprir com zelo a missão que me foi confiada. Tempo de graça e também de fraquezas. As mudanças rápidas nas quais estamos mergulhados tanto social como eclesialmente pedem renovação. É o que esta renúncia deseja facilitar. O Espírito Santo de Deus haverá de providenciar alguém revestido de santidade e sabedoria para conduzir esta bela Igreja Particular segundo as orientações do Papa Francisco e as exigências do mundo atual.

 

Continuo bispo. Não terei mais a responsabilidade do governo pastoral e administrativo. Desejo, porém, continuar servindo a esta querida diocese naquilo que o Administrador Apostólico e o futuro bispo o desejarem. Manifesto apenas um sonho que sempre alimentou minha mente e coração: encontrar um lugar para meditar a Palavra de Deus vivendo um tempo mais de Maria do que de Marta (cf Lc 10,38-42). O Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde preencheria bem os desejos do meu coração. Não como Reitor mas como simples servidor da Palavra e da santificação. Há também o desafio da formação de lideranças com espírito cristão que poderá acontecer no IESIS (Instituto Espírito Santo de Inovação Social). Quero viver com alegria e generosidade o tempo que Deus me der para servi-Lo na caridade.

 

Peço que acolham com o carinho que sempre me acolheram a Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória e agora nomeado pelo Papa Francisco como o Administrador Apostólico da Diocese até a chegada de um novo bispo. Será uma bênção.

 

Conto sempre com as orações de todos. Contem também com minha amizade e minhas pobres preces. Nossa Senhora da Saúde, a quem confiei minha vida e esta diocese, guie nossos passos.

 

Um abraço carinhoso do irmão em Cristo Jesus e agora bispo emérito,

 

Dom Décio Sossai Zandonade

Bispo Emérito da Diocese de Colatina

 

Colatina, 14 de maio de 2014"

Confira mais Notícias

Detran- ES alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão