Geral

Papa Francisco aceita renúncia do bispo Dom Décio

*Atualizada às 13h37

* Redação FMZ

 

Aos 71 anos, o bispo de Colatina, Dom Décio Sossai Zandonadi renunciou ao cargo, tornando-se bispo emérito no mesmo dia em que há 11 anos assumiu o comando da diocese. Dom Décio, que é presidente do Conselho Curador da Fundação Máximo Zandonadi- FMZ, de Venda Nova, é bispo da Diocese de Colatina desde 14 de maio de 2003.

 

Para auxiliar a diocese de Colatina, o Papa Francisco nomeou como administrador apostólico, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias que continuará também na função de bispo auxiliar de Vitória.

 

A Arquidiocese de Vitória comunicou a renúncia do bispo por meio do seu site. “Saúde, alegria e paz nessa nova etapa de sua vida e convida todos os católicos a unirem-se a ele em oração neste momento. A Arquidiocese agradece Dom Décio, pela colaboração durante estes 11 anos, não só com a Igreja em Colatina, mas com os projetos de evangelização no Estado do Espírito Santo”, diz o texto na internet.

 

Veja a carta escrita por Dom Décio, sobre a sua renúncia:

 

"Meus queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus,

 

Hoje o Papa Francisco aceitou o meu pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese de Colatina. Este pedido foi introduzido já em 2010 quando da “Visita ad Limina” a Roma junto com os demais bispos do Regional Leste II. Vivia, então, em uma situação de tensão gerada por um escândalo que se tornou público.

 

Preocupava-me também a saúde física e psicológica. Tenho um histórico de AVC e hemorragia cerebral que se agravou com uma ameaça de enfarto cardíaco e consequente implantação de uma mamária. Hoje aparentemente estou bem. Coloquei-me nas mãos de Deus. O que o Papa decidisse esta seria a vontade de Deus.

 

Sinto que nestes 11 anos à frente da Diocese de Colatina procurei, junto com o meu presbitério, cumprir com zelo a missão que me foi confiada. Tempo de graça e também de fraquezas. As mudanças rápidas nas quais estamos mergulhados tanto social como eclesialmente pedem renovação. É o que esta renúncia deseja facilitar. O Espírito Santo de Deus haverá de providenciar alguém revestido de santidade e sabedoria para conduzir esta bela Igreja Particular segundo as orientações do Papa Francisco e as exigências do mundo atual.

 

Continuo bispo. Não terei mais a responsabilidade do governo pastoral e administrativo. Desejo, porém, continuar servindo a esta querida diocese naquilo que o Administrador Apostólico e o futuro bispo o desejarem. Manifesto apenas um sonho que sempre alimentou minha mente e coração: encontrar um lugar para meditar a Palavra de Deus vivendo um tempo mais de Maria do que de Marta (cf Lc 10,38-42). O Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde preencheria bem os desejos do meu coração. Não como Reitor mas como simples servidor da Palavra e da santificação. Há também o desafio da formação de lideranças com espírito cristão que poderá acontecer no IESIS (Instituto Espírito Santo de Inovação Social). Quero viver com alegria e generosidade o tempo que Deus me der para servi-Lo na caridade.

 

Peço que acolham com o carinho que sempre me acolheram a Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória e agora nomeado pelo Papa Francisco como o Administrador Apostólico da Diocese até a chegada de um novo bispo. Será uma bênção.

 

Conto sempre com as orações de todos. Contem também com minha amizade e minhas pobres preces. Nossa Senhora da Saúde, a quem confiei minha vida e esta diocese, guie nossos passos.

 

Um abraço carinhoso do irmão em Cristo Jesus e agora bispo emérito,

 

Dom Décio Sossai Zandonade

Bispo Emérito da Diocese de Colatina

 

Colatina, 14 de maio de 2014"

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho