Cidades

Para evitar alagamentos, galeria de drenagem pluvial da Vila da Mata é substituída

Com o objetivo de acabar com os alagamentos que assolam o bairro Vila da Mata, em Venda Nova do Imigrante, nos períodos chuvosos, a galeria pluvial está sendo substituída. O prazo de conclusão da obra depende de uma série de detalhes que precisam ser observados, como a instalação de esgoto da Cesan, instalações elétricas, além das construções que estão acima do solo.  Ainda não há, portanto, previsão de término dos trabalhos, mas a prefeitura da cidade informou que o ritmo das obras está acelerado e deve ser concluído  o mais breve possível.

 

As manilhas estão sendo substituídas por peças com tamanho de um metro e meio em cada lado. Com isso, a quantidade de água que pode passar é maior do que a suportada pelos componentes anteriores.  Segundo o prefeito Braz Delpupo, a obra vai gerar tranquilidade para  a região. 

 

“Toda vez que chove, os moradores ficam inquietos sabendo que pode entrar água em casa, sujar móveis, deixar as ruas intransitáveis. A galeria que hoje existe lá suportaria a demanda sem problemas, mas houve falta de manutenção e as manilhas assorearam. Não foi feita a limpeza das caixas de decantação por um bom tempo e hoje essas manilhas não estão nem com 20% da capacidade de vazão. As novas vão dar tranquilidade total, porque são muito grandes, não tem como assorear”.

 

A princípio, serão instalados 126 metros de galeria, mas a prefeitura vai avaliar a necessidade de ampliação.  Além de ter peças maiores, outra estratégia para melhorar a drenagem está na forma como a galeria é conectada ao Rio Viçosa.

 

“Antes, ela chegava de frente com o rio. Isso fazia com que a água do Viçosa formasse uma barreira para a que vinha da captação. Agora, vai terminar com a água chegando no sentido da correnteza, evitando essa barreira”, explicou Gilmar Dela Costa, secretário de Obras e Infraestrutura Urbana.

 

Com informações asscom/PMVNI

Confira mais Notícias

Agrofest Caparaó 2026 valoriza a agricultura familiar e movimenta Muniz Freire em novembro

Idaf lança edital de concurso para vagas de nível técnico e superior

Venda Nova adota o emissor nacional da nota fiscal de serviços

Venda Nova e região têm 195 vagas de emprego disponíveis em 95 empresas

Venda Nova adota novo modelo para entrega de uniformes escolares com fornecedores locais

Projeto oferece bolsas para jovens produzirem filmes-carta em Venda Nova e Vargem Alta

2º Piquenique Literário promete tarde de leitura e diversão neste domingo (18), em Venda Nova

Jovem tenta salvar amigo e os dois morrem afogados em Conceição do Castelo

plugins premium WordPress