Geral

Parque Estadual Pedra Azul completa 32 anos

 

O Parque Estadual Pedra Azul, em Domingos Martins, comemorou 32 anos, na última terça-feira (03). A Unidade de Conservação (UC), que está sob gestão do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), tem um dos cartões postais mais bonitos do Espírito Santo, a Pedra Azul, e é visitada por, em média, duas mil pessoas por mês.

 

O parque é um dos mais visitados no Estado, principalmente, no período de Inverno, quando os turistas vão em busca do clima frio e das belíssimas paisagens das montanhas. Mas, mesmo no Verão, o movimento não para, como foi no aniversário da Unidade de Conservação, comemorado até com bolo e parabéns.

 

 

Uma das visitantes que prestigiou o parque nessa terça-feira (03) foi Márcia Josete, que veio do Rio de Janeiro especialmente para conhecer a Pedra Azul. “Eu adorei! É lindo e muito estruturado. Fiz a trilha da base e encostei no ‘pé’ da pedra. Eu amei o contato com a natureza, as plantas, o canto dos passarinhos, o ar puro e a paisagem. Estou encantada e quero voltar um dia, vou até indicar o passeio para o meu filho”, disse.

 

Além dos turistas que circulam sempre por lá, o parque tem ainda servidores e colaboradores dedicados. Uma dessas pessoas é a Midiele de Castro, que atua na limpeza e conservação do parque. Ela fez um belo trabalho artístico restaurando um painel da UC, que é atração entre os turistas. “Eu gosto muito de pintar e observei que o painel estava desgastado pelo tempo. Daí tive a ideia de restaurar com as tintas”, contou.

 

 

Quem também cuida do lugar com carinho são os guardas florestais Carlos Alberto Canal e José Bellon, o popular Guarda Belo. Os dois recepcionam os turistas e contam os “causos” e curiosidades do lugar. Ambos trabalham lá há 38 anos, antes mesmo da Unidade de Conservação ser transformada em parque.

 

A área onde está o conjunto rochoso de Pedra Azul, devido a sua beleza cênica e biodiversidade, além da ameaça de quase ter sido minerada para a construção da BR-262, foi declarada pelo decreto nº 312 de 31 de outubro de 1960 como Reserva Florestal de Pedra Azul, tornando-se uma área protegida. Apenas em 1991 a unidade foi nomeada Parque Estadual Pedra Azul.

 

Para quem deseja conhecer ou voltar, o funcionamento do Parque é de terça-feira a domingo, das 8h às 16 horas e é preciso agendamento prévio no site https://agenda.es.gov.br/servicos/iema. A visitação é gratuita e limitada a 150 pessoas por dia.

 

Serviço:

 

Parque Estadual da Pedra Azul

 

Horário de funcionamento para visitação: das 8h às 16h, de terça-feira a domingo.

Capacidade de visitantes por dia: 150 pessoas.

 

Agendamento para visitação e escalada ao topo: https://agenda.es.gov.br/servicos/iema

 

Endereço: Rota do Lagarto, s/n, Km 03 – distrito Pedra Azul, Domingos Martins, Espírito Santo.

 

Com informações do Iema

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho