* Leandro Fidelis
Os parques estaduais da Pedra Azul e do Forno Grande estão incentivando a entrega voluntária de animais silvestres não-licenciados na Região Serrana capixaba. As entregas podem ser feitas nos escritórios dos parques, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17 horas.
Papagaios, jabutis, araras, macacos, passarinhos e tantos outros animais da fauna silvestre brasileira são vítimas de um comércio ilegal que movimenta milhões de reais por ano.
A fiscalização de animais não-licenciados já é realizada e a apreensão acarreta em multa, que varia de R$ 500,00 a R$ 5 mil, além de processo criminal. No entanto, as entregas voluntárias isentam os proprietários de tais punições.
A campanha começou há 15 dias e não tem prazo para terminar. De acordo com Leonardo Brioschi, gerente do Parque Estadual da Pedra Azul, até agora foram entregues dois pássaros: uma tiriba e um tico-tico. Mais informações pelo telefone: (27) 3248-1156 ou pelo e-mail: pepav@iema.es.gov.br.
Bicho solto
Em Venda Nova do Imigrante, é muito comum animais silvestres aparecerem nas casas. Nos últimos meses, muitos ouvintes da FMZ nos enviaram fotos de bichos preguiça e outros da fauna local nos seus quintais. O último flagra foi do administrador Cleriston Falqueto, que fotografou um macaco barbado.
Ele conta que durante períodos longos de estiagem sempre aparecem macacos no entorno da propriedade da família, em Bananeiras. Acho que, devido à seca, eles descem da mata à procura de água. Mas o meu avô conta que, quando há dois machos no grupo, um expulsa o outro e este tem que abandonar o habitat.
Ainda segundo Cleriston, o animal ficou saltando de galho em galho durante um tempo, mas voltou para o seu habitat sem a intervenção humana (Clique aqui para ver Galeria de Fotos!)