Mesmo com um congresso de vereadores agendado para o final do mês em Vitória, dois parlamentares de Santa Maria de Jetibá, Região Serrana do Estado, viajaram para Gramado (RS), onde participaram do 341º Congresso de Vereadores, realizado entre os dias 1º e 5 de julho, no Hotel Pousada Le Chateau.
Os vereadores Joel Ponath (PSB) e Adilson Espíndula (PTB), ficaram cinco dias na cidade de Gramado. A diária paga pela Câmara de Santa Maria de Jetibá para cada vereador foi de R$ 480,00, que serviu para cobrir despesas de hospedagem, alimentação e táxi. No total, os dois vereadores gastaram cerca de R$ 4,8 mil com as despesas.
As passagens de avião foram pagas com outro recurso. O vereador Adilson Espíndula informou que além das palestras, a viagem também serviu para conhecer a cidade, que tem características parecidas com Santa Maria de Jetibá. Ele disse também que não sabia que iria ter um congresso entre os dias 22 e 26 de julho em Vitória.
Eu não sabia do congresso em Vitória, mas os temas serão diferentes. Mas preferi ir para Gramado para conhecer a cidade, que é um exemplo de turismo. Eu também fui receber uma honraria por te sido um dos vereadores mais votados do Brasil, proporcional ao número de eleitores, justifica.
O presidente da Câmara, Nelson Miertschink (PSDB), disse que cada vereador participa, em média, de dois ou três congressos anualmente. Sempre procuramos participar de eventos que tenham temas importantes para o nosso município, disse.
Segundo o presidente, frequentemente os vereadores viajam para Brasília acompanhado o prefeito. Sempre que o prefeito vai à Brasília algum vereador vai junto, disse. Este ano, alguns vereadores, incluindo o presidente, já viajaram para congresso em cidades como Natal (RN) e Porto Seguro (BA).
Recentemente, seis vereadores foram à Brasília em um mesmo evento. O vereador Edílson Espíndola foi receber um prêmio por ter um projeto selecionado entre um dos melhores do País. Outros cinco vereadores acompanharam o parlamentar.
Esta semana, três funcionárias da Câmara viajaram para Foz do Iguaçu (PR). Elas foram participar do 24º Congresso Brasileiro de Servidores de Câmaras Municipais, que começou ontem e prossegue até a próxima sexta-feira, no Mercure Grand Hotel Internacional Foz.
A tesoureira Gabriela Portraz, a secretária geral Alexandra Schulz e a técnica legislativa Cláudia Kurt, que viajaram para o congresso, não foram localizadas pela reportagem de A Tribuna. Uma funcionária da Câmara informou que as três estavam viajando e que não teria o número do celular delas.
A reportagem de A Tribuna tentou falar com o vereador Joel Ponath, mas ele disse que estava no interior do município e a ligação estava ruim. Segundos após o início da conversa a ligação caiu.
* Jornal A Tribuna (08/07/2009)