Pátio lotado dificulta acesso de ambulâncias

* Leandro Fidelis e Henrique Pagotto

(Matéria sugerida por ouvinte)

O excesso de carros no pátio do Padre Máximo (HPM), em Venda Nova, tem prejudicado o acesso das ambulâncias ao hospital, principalmente neste mês de janeiro, quando é alto o índice de acidentes na BR-262. Como a mesma área serve de estacionamento para táxis, usuários e funcionários do hospital, da Secretaria de Saúde, de um laboratório particular e da cantina que fica no pátio, chegar ao pronto-socorro e manobrar as ambulâncias virou tarefa difícil.

Não existe sinalização no local e a situação tende a piorar com a

regionalização do hospital a partir deste ano, quando o fluxo de veículos deverá aumentar consideravelmente. O HPM entrou no Orçamento do Governo do Estado e vai se transformar em centro de traumatologia e de doenças cardiovasculares. Com a regionalização, o hospital vai passar a atender a 12 municípios, numa população de 500 mil pessoas.

Lionaldo Jubini, motorista há nove anos de uma das três ambulâncias do hospital, diz que durante o dia há muito movimento no posto de saúde, que fica em frente à instituição. Isso acaba aumentando o fluxo de veículos no pátio. “Já tive que ligar a sirene da ambulância no pátio do hospital, o que é um desrespeito com os pacientes internados”.

Para José Cirilo, motorista da ambulância de Brejetuba, outro problema é o espaço limitado para manobras na porta do pronto-socorro. “O espaço é curto para manobrar e muitas vezes me deparo com o pátio lotado. Isso atrasa atendimentos de emergência”.

O presidente do HPM, Jorge Nodari, disse conhecer o problema e que a direção vai tomar providências ainda na primeira quinzena deste mês. “Será demarcado o espaço de estacionamento para as ambulâncias e vamos pedir aos funcionários do hospital, da Secretaria de Saúde e do laboratório que utilizem o estacionamento anexo ao hospital”, afirmou.

Confira mais Notícias

Inaugurado o primeiro Relógio Turístico de Venda Nova do Imigrante

Artesãos mantêm madeira como herança viva nas Montanhas Capixabas

Audiência pública vai debater a proposta de oficialização do Distrito Turístico de Pindobas no âmbito municipal

Venda Nova terá três relógios turísticos com termômetro

Brasileiras estão tendo menos filhos e adiam maternidade, diz Censo

Hospital Padre Máximo promove terceira edição do Jantar Beneficente de Celebração

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai a R$ 110 milhões

Eucalipto, a revolução verde que transforma madeira em futuro