Polícia

Patrulha Comunitária Rural será lançada na Região Serrana

A Polícia Militar, por meio da 6ª Companhia Independente, vai lançar oficialmente, nesta terça-feira (29), a Patrulha Comunitária Rural nos municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano. O Projeto concentra atenção especial às comunidades e produtores rurais das duas cidades. Serão quatro viaturas novas, com policiais capacitados e treinados na filosofia de Polícia Comunitária para o atendimento ao homem do campo.

 

Segundo o comandante da 6ª Companhia Independente, major Marcelo Muniz, a ampliação do efetivo da unidade possibilitou a implantação desse importante projeto, que levará a efetiva presença da Polícia Militar ao interior desses municípios. O major ressaltou que o trabalho será realizado em parceria com as comunidades, e afirmou que “o policiamento comunitário jamais ocorrerá onde não exista boa relação de proximidade e confiança recíproca, entre a polícia e as comunidades”.

 

A decisão de desenvolver um projeto exclusivo para as comunidades rurais partiu da observação das peculiaridades da região. Os dados científicos produzidos por institutos e órgãos públicos – como IBGE, Incra, prefeituras e da própria polícia – confirmaram a diversidade rural versus urbano vivenciada na prática, no dia a dia, indicando a necessidade de estratégias diferenciadas.

 

Para o capitão Edinei Balbino, além dos aspectos culturais, as cidades guardam características que precisam ser observadas. Citou, como exemplo, que, dos 31 mil habitantes de Domingos Martins, 80% da população está na área rural e apenas 20% na área urbana, e que no município há, pelo menos, 5.549 imóveis rurais, além de mais de oito mil quilômetros de estrada não pavimentada.

 

Embora o lançamento oficial seja somente na terça-feira próxima, o projeto já está em plena execução desde o dia 24 de março deste ano. Nesse período, já foram visitadas mais de 136 famílias e patrulhadas, com orientação por satélite, cerca de 3.300 quilômetros de estradas vicinais. O major Muniz frisou que o objetivo será sempre a integração entre os diferentes órgãos. Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Prefeitura Municipal, igrejas, escolas, hospitais, associações, sindicatos e, sobretudo, a comunidade.

 

Lançamento do Projeto Patrulha Comunitária Rural

Dia: 29/04/2014 (terça-feira)

Horário: 18h

Local: Praça Arthur Gerhardt, Domingos Martins.

Confira mais Notícias

Ação policial prende suspeito de tráfico de drogas em Venda Nova do Imigrante

Casal morre em grave acidente na ES-166 em Venda Nova do Imigrante

Polícia Civil prende suspeito de envolvimento em homicídio ocorrido em Venda Nova

Polícia Civil recupera quase R$ 19 mil obtidos em fraude contra idoso em Venda Nova do Imigrante

Polícia Civil e Polícia Militar apreendem drogas e prendem suspeito de tráfico em Venda Nova

Polícia

Contra o tráfico: drogas apreendidas e mais três suspeitos detidos em Afonso Cláudio

Polícia

PC e PM apreendem 16 armas de fogo e centenas de munições durante operação em Afonso Cláudio

Polícia

Operação policial apreende armamento pesado em Afonso Cláudio