PC e PM realizam operação “Adsumus” para reprimir exploração de prostituição em Ibatiba e Irupi

A Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da 8ª Delegacia Regional de Ibatiba, em conjunto com o 14º Batalhão da Polícia Militar, deflagrou, na última sexta-feira (14), a operação “Adsumus”. A ação teve como objetivo a repressão aos crimes de favorecimento à prostituição, rufianismo e manutenção de casa de prostituição, previstos nos artigos 228, 229 e 230 do Código Penal Brasileiro. As diligências ocorreram nos municípios de Ibatiba e Irupi, com o acompanhamento do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Ibatiba.

De acordo com o chefe da 8ª Delegacia Regional de Ibatiba, delegado Bruno Alves, a operação faz parte da continuidade das investigações iniciadas há oito meses, que já haviam resultado na interdição judicial de oito estabelecimentos. “A investigação identificou que alguns dos locais interditados voltaram a funcionar, além da abertura de novos pontos de prostituição na região. Essa reincidência reforça a necessidade de uma atuação rigorosa para coibir essas práticas ilícitas”, explicou o delegado.

Durante a operação, os policiais fiscalizaram os oito estabelecimentos interditados na primeira fase da investigação. Foi constatado que um deles voltou a funcionar sob nova administração. Além disso, foram identificados três novos pontos de prostituição, sendo dois em Ibatiba e um em Irupi. Entre esses locais, dois foram abertos por uma mulher de 36 anos, que já era investigada em processos judiciais, um criminal e outro cível, este último prevendo multa de até R$ 40 mil em caso de descumprimento de ordem judicial.

No curso das diligências, foi constatada uma situação flagrancial de favorecimento à prostituição e rufianismo, o que resultou na prisão de uma mulher de 42 anos. “A prisão foi ratificada pela Central de Teleflagrantes pelo crime previsto no artigo 229 do Código Penal. A detida é companheira da mulher de 36 anos e atuava como interposta pessoa na prática dos crimes investigados”, detalhou o delegado.

O delegado ressaltou que a operação teve, além da repressão penal, o objetivo de fiscalizar o cumprimento das interdições já determinadas e verificar possíveis novas infrações. “A atuação conjunta da Polícia Civil, Polícia Militar e Ministério Público é fundamental para impedir que essas atividades ilícitas continuem a operar, trazendo riscos à segurança pública e favorecendo outros crimes na região”, destacou o delegado Bruno Alves.

Os elementos de prova coletados durante a operação serão encaminhados ao Poder Judiciário para as providências cabíveis. A ação contou com a participação de 22 policiais civis e militares, além do uso de nove viaturas.

Operação “Adsumus” – significa “estamos presentes” em latim, simbolizando a atuação firme e contínua das forças de segurança no combate à exploração da prostituição e na fiscalização do cumprimento das interdições judiciais.

Confira mais Notícias

Espírito Santo fecha março com menor índice de homicídios da série histórica

Polícia

Suspeito de cometer furto em Paraju é detido em Venda Nova do Imigrante

Casal é detido com drogas em Venda Nova do Imigrante

Delegacia de Muniz Freire prende suspeito de abusar sexualmente de duas filhas

Membro de facção criminosa de Vitória é preso em hotel de Domingos Martins

Polícia

Namorados são presos suspeitos de tráfico de drogas em Venda Nova do Imigrante

Polícia Civil

Acusado de homicídio em Linhares é preso em Venda Nova do Imigrante

PM de Domingos Martins apreende grande quantidade de drogas que seria vendida em Pedra Azul e Venda Nova