PC prendeu mais de 2,5 mil autores de violência contra a mulher no ES em 2022

 

A Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-DEAM) da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) encerrou 2022 com um total de 2.573 autores de violência contra a mulher presos e registro de 17.707 boletins de ocorrência de crimes da mesma espécie.  O balanço das ações foi divulgado na última terça-feira (17).

No ano de 2022, os autores de violência contra a mulher foram presos em ações e operações coordenadas e realizadas pela DIV-DEAM, em conjunto com suas Delegacias e Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher, que compreendem as  Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM'S) da Grande Vitória,  Delegacia de Plantão Especial da Região Metropolitana (DPEMRM),  Delegacia de Plantão Especial da Região (DEAM's) do  Interior e NEAM's (com apoio dos Superintendentes do Interior); e com apoio da Superintendência de Polícia Interestadual e de Capturas (SUPIC).

Do total de prisões realizadas, 2.159 pessoas foram presas em flagrante e 414 por meio do cumprimento de mandado de prisão. Entre os casos registrados, os crimes de Injúria, ameaça e lesão corporal estão entre os crimes notificados à Polícia Civil.

 

A delegada titular da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, Cláudia Dematté, ressalta a importância da Lei Maria da Penha como um relevante instrumento legal no enfrentamento da violência contra a mulher no Brasil e no Estado do Espírito Santo. A delegada orienta que as vítimas dos Crimes Resultantes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, que vivam um relacionamento abusivo, não se calem.

“Procurem a Delegacia do município em que ocorreu o fato para registrar o Boletim de Ocorrência, para que os autores dos fatos sejam devidamente investigados e responsabilizados por seus atos”, alertou a delegada.

Balanço DIV-DEAM 2022:

– Boletins de Ocorrência registrados: 17.707
– Inquéritos Policiais (IP's) instaurados: 9.513
– IP's relatados: 6.375
– Prisões em flagrantes: 2.159
– Prisões por cumprimento de mandados de prisão: 414
– Mandados de busca e apreensão cumpridos: 226
– Armas de fogo apreendidas: 82
– Medidas Protetivas de Urgência solicitadas: 9.488
– Projeto Divisão Especializada de Atendimento à Mulher e DEAM's Itinerante: No ano de 2022, a Divisão Especializada de Atendimento à Mulher realizou ações itinerantes com ônibus da Polícia Civil em 33 municípios do Estado do Espírito Santo.
– Projeto Homem Que é Homem: atualmente o projeto Homem que é Homem se encontra em 19 municípios do Estado do Espírito Santo

Confira mais Notícias

PM flagra tráfico de drogas em Venda Nova do Imigrante

Operação Ano Novo: PRF aponta queda de acidentes e mortes nas rodovias

Espírito Santo termina 2024 com menos de 900 homicídios pela primeira vez em 28 anos

Polícia prende suspeito de matar taxista em Venda Nova

Taxista de Venda Nova que estava desaparecido é encontrado morto

PRF recupera cinco veículos roubados em 48 horas no Espírito Santo

PRF inicia operações para coibir ultrapassagens indevidas nas rodovias

PM apreende arma, munições e grande quantidade de droga em Conceição do Castelo