Reserve o domingo à noite para dar boas risadas. No próximo dia 5, chega a Venda Nova o espetáculo Os Coveiros, uma comédia teatral do projeto Circulação Cultural. A peça será apresentada às 20h, na Amena- Casa da Cultura, com entrada franca.
São Paulo, fim de anos 50. O Brasil atravessa sua grande fase desenvolvimentista. A cidade cresce na proporção do país. Num cemitério esquecido da periferia, lugar onde ninguém enterra mais seus mortos, um pouco do Brasil de então acontece.
Um coveiro empreendedor se utiliza da fé e do desespero dos humildes para criar seu pequeno negócio, por sinal muito lucrativo para os padrões do lugar. Sem a globalização de agora, numa época em que a ingenuidade e o romantismo ainda impregnavam os espertos, o Brasil ia se fazendo de pequenas malandragens, pequenos golpes, contos do vigário. Acontece que o esperto podia ser surpreendido por uma ex-vítima.
Através de dois coveiros e com uma dramaturgia muito bem construída, Bosco Brasil nos traz um retrato desse país, um clic que, se ampliado, ecoa no tempo e no espaço e se transforma e transporta para o Brasil de hoje, onde negociatas e corrupção explodem nos escândalos e onde a fé ainda representa um negócio muito lucrativo.
O espetáculo
O espetáculo estreou em 2004, como uma critica intitulada Ação entre amigos de Marcelo Pereira. Em 2005, também em cartaz no Teatro Galpão, paralelamente participou do Projeto Quartas no Teatro, levando o espetáculo ao público na Praça Costa Pereira e no 17º Fernarte- Festival de São Mateus, sendo José Augusto Loureiro indicado para o prêmio de melhor ator e Ednardo Pinheiro ganhando prêmio especial. Ainda neste ano participou dos festivais Nacional de Teatro de Vitória e do 6º Nacional de Teatro de Guaçuí.
Em 2006, ganhou o prêmio de incentivo da Lei Chico Prego para fazer seis apresentações nas escolas e comunidades da Serra, dando acessibilidade ao público que pouco frequenta o teatro.
No ano de 2009 teve um projeto de formação de plateia aprovado pela Lei Rubem Braga para fazer cinco apresentações nas comunidades de Vitória e se apresentou no Giro Cultural dos 458 anos da capital capixaba, na Tenda do Circo Multicultural.
Serviço:
Comédia teatral Os Coveiros
Dia 5 de dezembro (domingo), às 20h
Amena- Casa da Cultura de Venda Nova
* Entrada franca