* Leandro Fidelis
Alguns vestidos que compõem o acervo da Associação Festa da Polenta- Afepol serão customizados para cumprir o novo regulamento do concurso de eleição da rainha do evento, que acontecerá no dia 9 de outubro, em Venda Nova. A comissão organizadora quer priorizar o que é tipicamente italiano.
Ontem, voluntários se reuniram novamente para tratar do desfile. Todos apresentaram pesquisas sobre os costumes dos séculos 18 e 19 na Europa, principalmente na Região Norte da Itália, de onde saíram os imigrantes colonizadores de Venda Nova.
De acordo com Claudete Bellon, diretora cultural da Afepol, o grupo está com atenção voltada para mangas, decotes e aventais. Nos últimos anos, as mangas das candidatas estavam muito parecidas, os decotes grandes e os aventais muito brancos. O visual na passarela ficava muito igual para os jurados. Além do vestido, estão em estudo os penteados das moças.
Na ficha técnica deste ano, a candidata deverá citar a fonte inspiradora do traje e do penteado escolhidos. Com a ficha, a intenção é que elas saibam exatamente o que estão apresentando aos jurados. As inscrições para o concurso já estão abertas para moças de Venda Nova descendentes de italianos. Já são 15 pré-inscritas, mas só nove serão selecionadas para o desfile.