Orientações sobre formação de pastagens, sistema rotacionado e alimentação com cana-de-açúcar e uréia são os principais assuntos que os produtores de Afonso Cláudio e região terão acesso durante o Dia de Campo Pecuária, nesta sexta-feira (10). O evento é uma realização do Incaper, em parceria com a prefeitura do município. O encontro acontece a partir das 12 horas, na escola Fortaleza que fica na propriedade do senhor Armindo Eller, conhecido na região como Xará.
O pesquisador do Incaper, Bevaldo Martins Pacheco, ministrará uma palestra que abordará assuntos relacionados à alimentação de vacas leiteiras com a utilização de cana-de-açúcar e uréia. Bevaldo explica que essa tecnologia de alimentação do gado é utilizada principalmente no inverno, quando as chuvas diminuem e o pasto fica escasso. O gado precisa da energia da cana de açúcar e da proteína da uréia. Mais de 50% dos produtores rurais do Espírito Santo só utilizam a cana de açúcar, mas isso não é suficiente para alimentar o gado, destaca o pesquisador.
A outra palestra será ministrada pelo engenheiro agrônomo do Incaper, José Gilberto Vial, que vai falar de modo geral sobre formação e reforma de pastagens e sistema de pastejo rotacionado. De acordo com Gilberto, a utilização adequada dessas técnicas agrícolas permite aumentar em até 17 vezes a ocupação das pastagens por vacas leiteiras, já que o pasto terá mais qualidade e condições de alimentar um maior número de animais.
No sistema de pastejo o pecuarista divide sua propriedade em pequenas áreas e intensifica a produção naquelas regiões, com técnicas como a utilização da adubação, correção de solo e até irrigação. Quanto mais animais conseguir colocar, maior será sua produção. No Espírito Santo já existem pecuaristas que conseguiram aumentar 12 vezes o número de animais por hectare. Os produtores que utilizam as tecnologias recomendadas pelo Incaper apresentam sucesso, com a diminuição dos custos e o aumento do lucro , explica Vial.
Logo após as palestras o produtor Armindo Eller vai dar um depoimento sobre a experiência do sistema de pastejo rotacionado, além de levar os participantes do dia de campo para conhecer essa técnica, que foi implantada em sua propriedade. Também haverá sorteio de brindes e um lanche de encerramento.
O município de Afonso Cláudio possui um rebanho de 22.864 cabeças em uma área de 30 mil hectares. Diariamente, são produzidos aproximadamente 20 mil litros de leite. A atividade envolve 652 produtores e gera cerca de 800 empregos diretos e indiretos. No município está localizado um laticínio que possui 22 empregados e processa 16.000 litros por dia, comprando parte da produção em Afonso Cláudio, Laranja da Terra, Itarana e Itaguaçu.
Pecuária no Espírito Santo
Dos três milhões de hectares da área ocupada com a agricultura no Espírito Santo, aproximadamente 1,80 milhão é destinado às pastagens, com um rebanho bovino composto por 2,2 milhões de cabeças. Em média, 362 mil vacas são ordenhadas diariamente, com produção de 1,3 milhão de litros de leite.
Ao investir em tecnologia e estrutura de fácil implantação, o produtor encontra condições para melhorar a produtividade do rebanho. Um bom exemplo é a organização da oferta de alimento aos animais. Ao cultivar variedades de capins mais produtivos e implantar o sistema de pastejo rotacionado, a produção de leite apresenta aumento de até 10 vezes.
A pecuária gera aproximadamente 60 mil empregos diretos e indiretos. O valor bruto da produção de leite é de R$ 300 milhões anuais e os principais municípios produtores são Ecoporanga, Presidente Kennedy, Nova Venécia e Alegre.
Serviço:
Evento: Dia de campo Pecuária
Data: 10 de julho
Local: Escola Fortaleza, na fazenda Armindo Eller Fortaleza (Afonso Claudio)
Horário: 12 horas
Programação
12 horas Recepção
12h30 Abertura
13 horas Palestra: FORMAÇÃO E REFORMA DE PASTAGENS/ SISTEMA DE PASTEJO ROTACIONADO
José Gilberto Vial, Engenheiro Agrônomo Extensionista do Incaper
14h30 Palestra: ALIMENTAÇÃO DE VACAS LEITEIRAS/UTILIZAÇÃO DA CANA + URÉIA
Bevaldo Martins Pacheco, Engenheiro Agrônomo Pesquisador do Incaper
16h15 Sorteio de brindes
16h30 Lanche
17 horas – Encerramento