FMZ A Rádio
da Família

#Pedalfmz: Ciclistas têm obrigações e direitos no trânsito

* Valdinei Guimarães

valdinei@outlook.com

 

A bicicleta pode ser uma grande aliada para a locomoção diária. É um veículo acessível, com baixo custo de manutenção e ainda nos permite praticar exercício físico enquanto pedalamos para chegar ao destino. Porém, como qualquer outro meio de transporte, as magrelas exigem cuidados na hora de encarar o trânsito. Muita gente não sabe, mas existem leis para o ciclista circular com mais segurança.

 

O Código de Trânsito Brasileiro determina algumas regras específicas para as bicicletas. É proibido fazer malabarismo ou pedalar sobre apenas uma roda, por exemplo. Também não é permitido conduzir sem segurar o guidom com as duas mãos.  Soltar o controle de direção, só se for para sinalizar alguma manobra. Circular com a bicicleta sobre a calçada, então, nem pensar! É proibido e pode gerar até multa e apreensão da bike, de acordo com o Código. Bicicleta só pode usar a calçada se houver sinalização autorizando. A lei também determina que passageiro só pode ser transportado na garupa ou em assento especial.

Mas, nem só de deveres vive o ciclista. A legislação também estabelece direitos para quem pedala. É garantida a preferência ao pedestre e a quem está de bike quando o motorista tiver que entrar em uma rua, por exemplo. Isso serve para evitar as conhecidas “fechadas”, que podem causar acidentes. O Código também garante o direito de o ciclista andar no acostamento, quando não houver uma via específica para ele percorrer.

Em Venda Nova do Imigrante, existem 5,7 quilômetros de ciclovias, que são os locais ideais para pedalar. Porém, o uso do espaço exige alguns cuidados. O fluxo na ciclovia tem mão e contramão. Em Venda Nova, existem setas no início e fim da via indicando a posição correta para trafegar. Para Mário Figueiredo Junior, educador físico engajado em movimentos em favor dos ciclistas, a sinalização deveria ser mais eficiente.

 

“O certo seria ter essas setas em toda a extensão da ciclovia. Às vezes, as pessoas entram na faixa desapercebidas e não vêem a sinalização”, explica Mário. O descuido ao usar a ciclovia pode ser perigoso. No dia 09 de maio, duas pessoas colidiram na faixa para bicicletas no centro de Venda Nova e o Samu precisou ser acionado para prestar socorro.

 

Algumas vezes, os próprios ciclistas se arriscam transitando fora da faixa apropriada. No cruzamento na Avenida Evandi Américo Comarela,que é lateral à BR-262, também no Centro de Venda Nova, é comum flagrar bicicletas circulando em local indevido. Elas disputam espaço com outros veículos que deixam a rotatória na rodovia federal. Para Mário, o local é arriscado por causa da velocidade com que os carros trafegam.

“Ali existem pontos cegos na sinalização. Acredito que o ideal seria ter uma lombada para reduzir a velocidade dos veículos que saem da rotatória. Quem está na BR, prossegue pelo lado esquerdo normalmente, mas, quem está entrando deveria reduzir a velocidade e parar”, comenta o educador físico.

 

Além de precisarem lutar por espaço com os carros, os ciclistas, muitas vezes, têm que dividir a ciclovia com pedestres. Em Venda Nova, a faixa para quem anda a pé fica ao lado da via para a turma do pedal, mas isso não impede que alguns pedestres andem no caminho errado. A desculpa de quem é pego caminhando sobre a ciclovia deixa a desejar. “Eu vou andar um pedaço curtinho, então olhei pra frente e pra trás e, como não vi bicicleta nenhuma, decidi passar aqui mesmo”, justifica uma pedestre que não quis se identificar.

Para promover a segurança, a Prefeitura de Venda Nova elaborou uma cartilha com orientações para os ciclistas. Confira algumas dicas:

·         Use sempre equipamentos de segurança, como capacete, óculos, luvas e refletores

·         Mantenha sua bike em bom estado de conservação

·         Nunca use aparelhos de mp3 e similares quando estiver pedalando. Concentre todos os seus sentidos no percurso.

·         Mantenha as mãos sempre prontas para frear.

·         Na chuva, redobre a atenção e diminua a velocidade.

·         Pare nos cruzamentos, faixas de pedestres e, mesmo com o sinal aberto, olhe para os dois lados antes de prosseguir.

·         Não reaja a provocações. Se estiver errado, peça desculpas. Se estiver certo, eduque.

·         Mantenha fila única quando estiver pedalando em grupo

·         Tenha atenção ao passar perto de garagens e carros estacionados. As portas podem se abrir repentinamente.

·         Nas vias de pista-dupla ou em vias de mão única, quando não houver ciclovias, ciclofaixas ou acostamentos, as bicicletas devem circular pelo lado direito da pista do sentido em que trafegam. É importante lembrar que pedestres e ciclistas têm preferência sobre veículos motorizados.

·         Evite pedalar em vias de grande fluxo de veículos, como a BR-262. Procure por caminhos mais tranquilos e seguros.

Confira mais Notícias

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo