Os moradores do distrito de Aracê, em Domingos Martins, que lutam pela emancipação política e criação do município de Pedra Azul do Aracê, decidiram retirar as propostas protocoladas anteriormente na Assembleia Legislativa e apresentar novo projeto, que deverá ficar pronto em até três meses, seguindo as regras aprovadas neste mês no Congresso Nacional.
Em reunião realizada ontem à noite na comunidade de São Sebastião do Aracê, os cerca de 30 moradores presentes concordaram com a retirada das propostas antigas e ainda reafirmaram a posição em defesa da emancipação, com a adoção de vereadores voluntários na nova cidade. Eles ainda foram convidados a participar de audiência pública que será realizada pela Assembleia sobre o tema, prevista para o próximo dia 4.
O encontro foi o quinto realizado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável de Pedra Azul do Aracê, criada para fomentar a emancipação local, que agendou nova reunião para o dia 25 de novembro. O objetivo, segundo o conselheiro da entidade Claudio Calmon, é ampliar a discussão e ouvir a opinião da comunidade sobra a emancipação. “As propostas que estão na Assembleia não atendem às exigências aprovadas no Senado e nem ao anseio atual da população” comentou Calmon.
Prefeito esclarece que está neutro
O prefeito de Domingos Martins, Luiz Carlos Prezoti (PP), o Carlinhos Borboleta, esclareceu que mantém posição de neutralidade em relação à possibilidade de emancipação do distrito de Aracê, ou seja, não é contra nem a favor de o distrito que abriga Pedra Azul tornar-se município. Em reportagem publicada ontem pelo Jornal “A Gazeta” ele era favorável à emancipação. (*Com informações do Jornal “A Gazeta”).