Pesquisa do Incaper sobre produção orgânica vence Prêmio de Desenvolvimento Regional

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural venceu o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional edição 2014, importante premiação realizada pelo Ministério da Integração Nacional. O pesquisador do Instituto e doutor em Agroecologia Jacimar Luís de Souza foi o vencedor na categoria Projetos Inovadores com o projeto da Unidade de Referência em Agroecologia de Domingos Martins, denominado oficialmente de “Desenvolvimento integrado de tecnologias e indicadores agroambientais para a produção de alimentos orgânicos no Espírito Santo”. A cerimônia de premiação será no dia 02 de junho em Brasília.

 

Esse projeto possui elevada importância ambiental e social, pois o Território Montanhas e Águas do Estado do Espírito Santo, inserido no Bioma Mata Atlântica, caracteriza-se por ser uma região de relevo acidentado e pequenas propriedades de base familiar. “Essa região é o nascedouro de águas que abastecem a Grande Vitória, que possui milhões de habitantes. A condição edáfica associada ao modelo produtivo agrícola centrado em manejo inadequado dos solos e uso de agroquímicos tem provocado diversos impactos ambientais e de saúde humana, como a perda de biodiversidade; intensa perda de fertilidade dos solos por erosão; contaminação ambiental com agrotóxicos, especialmente das águas que abastecem centros urbanos; comprometimento da saúde do agricultor e dos consumidores, entre outros”, explicou Jacimar.

 
Ele falou que, nesse contexto, a agroecologia e a agricultura orgânica se destacam como uma das estratégias de manejo agrícola mais eficientes por terem como um dos princípios básicos de desenvolvimento sustentável para o meio rural a produção de alimentos isentos de resíduos e de alto valor nutracêutico, sendo um dos instrumentos mais eficazes para preservação ambiental, inclusive com grande potencial de preservação da matéria orgânica do solo, reduzindo emissões de gases de efeito estufa.

 

O projeto Desenvolvimento integrado de tecnologias e indicadores agroambientais para a produção de alimentos orgânicos no Espírito Santo, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) para os anos de 2014 a 2016/17, é desenvolvido no Centro Regional de Desenvolvimento Rural, em Domingos Martins.
 

O projeto é divido em seis subprojetos: seleção, multiplicação e distribuição de variedades adaptadas a sistemas agroecológicos; tecnologias em reciclagem, insumos para adubação, fertilidade de solos e dinâmica do carbono e nutrientes em sistemas orgânicos; manejo de plantas de cobertura de solo de inverno e verão no sistema plantio direto; níveis de nitrogênio em composto, associados à adubação verde, sobre o desenvolvimento e a sanidade de plantas em cultivo orgânico; avaliação de cultivos orgânicos em alamedas formadas com leucena; estudo de indução de resistência de plantas a doenças; ações de capacitação técnica e difusão tecnológica, entre outros.

 

Prêmio
 
De acordo com o pesquisador, o prêmio é de grande importância pela sua amplitude. “Nosso projeto concorreu com diversas iniciativas de vários estados do país. Temos a satisfação de receber esse prêmio, pois demonstra o reconhecimento nacional para um projeto que se iniciou há 25 anos e que se renova a cada triênio”, afirmou Jacimar.
Ele acredita que os fatores que levaram esse projeto do Incaper a ganhar o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional estão centrados na trajetória de longa data de sua execução e na estreita relação com agricultores, técnicos e estudantes de escolas famílias agrícolas no processo agroecológico do Território Montanhas e Águas Capixabas. “É por isso que a área experimental onde são realizados os diversos trabalhos de inovação, difusão e capacitação tornou-se uma Unidade de Referência em Agroecologia”, explica o pesquisador.
 

O vencedor do prêmio afirma que a geração e difusão participativa de tecnologias em agricultura orgânica, que é um dos principais limitadores do crescimento da atividade no país, teve bastante êxito no Espírito Santo. “A inserção do Incaper junto aos técnicos e agricultores do setor de alimentos orgânicos, ao longo de 25 anos de investigação científica nesta área, está em plena consonância com as diretrizes de desenvolvimento regional do Ministério da Integração Nacional. A estratégia de participação dos parceiros, como associações de agricultores, sindicatos rurais, Instituto Chão Vivo de certificação orgânica, Escolas Famílias Agrícolas, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Universidade Federal de Viçosa (UFV), contribui para ampliar a compreensão e a aplicação dos resultados, visando melhorar o desenvolvimento regional na área de abrangência do trabalho”, fala Jacimar.
 

"Esse prêmio representa um reconhecimento nacional de um trabalho pioneiro e de alta relevância em agroecologia desenvolvido pelo Incaper na pessoa do pesquisador Jacimar, do qual parabenizamos por esta brilhante conquista. 
 

A Unidade de Referência funciona como um polo de inovação e disponibilização de tecnologias sustentáveis para o desenvolvimento regional no Estado do Espírito Santo”, falou o diretor-técnico, Lúcio Herzog De Muner.

 

Texto e foto:  Assessoria de Comunicação do Incaper

Confira mais Notícias

Brasil exporta 46 milhões de sacas de café, atingindo recorde em 2024

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores