Pesquisa e tecnologia geram resultados na cafeicultura de Brejetuba

 

Uma parceria de mais de 10 anos entre o município de Brejetuba, Incaper e agricultores locais está gerando bons resultados para a cafeicultura da região. Essa união tem possibilitado o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa para melhorar a eficiência produtiva no cultivo do grão, contribuindo com tecnologias para produção de cafés especiais.

 

Segundo a prefeitura de Brejetuba, dois desses trabalhos estão instalados a 1100 metros de altitude, na propriedade do agricultor Joselino Menegheti, considerado um grande parceiro da ciência no município. Uma dessas pesquisas está avaliando 10 cultivares de café com relação a tolerância a ferrugem, produtividade, rendimento e produção de cafés especiais.

 

O objetivo desse estudo é identificar as cultivares com maior adaptação e, com isso, informar aos cafeicultores aquelas que possam propiciar maior eficiência produtiva no momento da renovação da lavoura.

 

O segundo experimento avalia qual a melhor forma de processamento para 16 cultivares de café, com o objetivo de indicar a forma mais rentável de processamento, de acordo com a cultivar escolhida.

 

"Essa é uma parceria que dá certo! Pesquisa, desenvolvimento e tecnologia são fundamentais para bons resultados na cafeicultura, visto que ano passado ficamos em 2° lugar na premiação dos melhores cafés do Brasil, o que demonstra a importância dessa parceria com os produtores", afirma o secretário de Agricultura de Brejetuba, Felipe Charpinel.

 

Já o prefeito João do Carmo Dias destaca que o potencial da cafeicultura no município está na quantidade e na qualidade da produção. “Brejetuba é conhecida como a Capital Estadual do Café Arábica, movida economicamente pela cafeicultura, que, além de produzir em grande escala, preza pela qualidade do seu produto. Com seus cafés especiais, desponta no cenário nacional como um município pequeno no tamanho, mas grande em potencial”, reforça João do Carmo.

 

 

Com informações da Prefeitura de Brejetuba.

Confira mais Notícias

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova