Pesquisa vai medir impacto da Festa da Polenta

O que acontece no município quando a Festa da Polenta é realizada? Para conhecer e mensurar o impacto causado pelo evento em diversos setores da economia é que a Associação Festa da Polenta- Afepol fez uma parceria com a Univeneto. O corpo técnico da faculdade vai elaborar um questionário, colocará a pesquisa em campo e depois vai tabular os dados.

Todos os anos, a Festa da Polenta registra um público médio de 30 mil pessoas nos três dias. Para o presidente da Afepol, José Luiz Moysés, além do consumo de bens e serviços que a estada destas pessoas traz para Venda Nova e região, ainda acontecem negócios na economia formal e informal antes e depois do evento.

“A pesquisa vai ajudar a balizar o raio de influência na economia e conseqüentemente o impacto social causado pelo advento Festa da Polenta. Vamos ter em mãos um estudo que vai mostrar a importância do evento e isto contribuirá para a auto-estima do voluntário e do vendovense de forma geral”, preconiza o presidente.

Na festa

Outra pesquisa será feita nos três dias de Festa. Esta será dirigida ao visitante para conhecer o grau de satisfação e como o evento é visto sob vários aspectos. “Queremos avaliar como são vistas nossa culinária, nossa música, os shows, disposição dos palcos, dos caixas e de outros serviços”, disse José Luiz.

Esta pesquisa também visa conhecer o perfil do visitante. “Este é um dos aspectos mais importantes, pois vamos saber quem é, de onde vem e o que o nosso público gosta. Definido o perfil, o patrocinador vai saber como aliar a sua marca à Festa da Polenta”. Para o presidente, conhecer a clientela da Festa é um dos aspectos que facilitam a busca de patrocínio.

De acordo com Moysés, toda esta estratégia visa tirar mais resultado do esforço que é realizar a Festa da Polenta. “Devido ao seu caráter filantrópico, o voluntário quer saber do resultado e ver seu trabalho frutificar. Conhecer o impacto na cidade e investir em estratégia de marketing são formas de multiplicar os resultados de tanta dedicação”.

Uma terceira pesquisa será feita com o voluntariado. A diretoria da Afepol vê uma necessidade de estabelecer um canal de comunicação e aproximação. Para agir neste sentido, será preciso conhecer mais de perto quem doa o seu trabalho.

Organização

Assim como a informatização, a mudança de local, a construção da sede e outras conquistas significam passos importantes na história da Festa da Polenta, a organização do evento passa por um novo momento. Com a escalada rumo a conquista de novos patrocinadores, a diretoria se vê diante de novos impasses e exigências burocráticas.

Em meio ao turbilhão de demandas, a programação da Festa da Polenta de 2008 está concluída desde maio e várias reuniões com coordenadores de equipe estão acontecendo. “Já acertamos muitos detalhes da Festa. Descentralizamos decisões e dividimos com os voluntários várias responsabilidades”.

A movimentação é intensa e a fama crescente do evento também abre outra demanda: disponibilidade de pessoal e de material para atender estudantes, pesquisadores e jornalistas. “Aos poucos vamos organizando nosso site e publicações para poder ter antemão informações básicas”. O presidente salienta que a Afepol está sempre aberta a novas parcerias com instituições de ensino. “Tudo contribui para uma maior aproximação com a comunidade e uma melhor compreensão do que é a Festa da Polenta”.

* Fonte: Site Festa da Polenta

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