A Peterfrut, empresa de Venda Nova do Imigrante, vai distribuir frutas e verduras à população. A doação é uma forma de minimizar as perdas dos alimentos que, devido à greve dos caminhoneiros, não podem ser transportados para os destinos. A ação começa às 8h da manhã desta quinta-feira (31), em frente à Prefeitura de Venda Nova do Imigrante.
Segundo Aguilar Peterle, proprietário da empresa que vai doar os alimentos, a iniciativa é para que os alimentos sem escoamento possam ser aproveitados pela população. "Vamos distribuir caquis, morangos, brócolis e couve-flor. É uma forma de dar saída aos produtos que, caso contrário, iriam estragar", ressalta, informando ainda que o grupo já dispõe de sacolas para que a população possa transportar os alimentos.
Perdas na agricultura
Ainda não é possível mensurar as perdas para a agricultura da Região Serrana. Além de produtos que estão parados nas carrocerias dos caminhões, à espera de passagem pelas estradas, há ainda as perdas nas plantações. Sem transporte para levar os alimentos ao consumidor, não há razão para colher.
Segundo Peterle, o clima ainda está ajudando a minimizar essas perdas. "Certamente, se estivéssemos no verão, com clima quente e chuvoso, o prejuízo seria maior, já que muitos frutos ainda conseguem manter a qualidade por um tempo maior, em épocas frias", explica ele.