Os pilotos capixabas começaram a temporada com bons resultados na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro, garantindo cinco pódios na 38ª edição do Rally Piocerá. A competição, que durou quatro dias, teve início em Teresina, Piauí, e terminou em Beberibe, no Ceará. Três pilotos de Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins subiram ao ponto mais alto do pódio em suas categorias.
Entre os destaques, Késsia Tristão e Sandro Hoffman, ambos contemplados pelo programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), subiram ao lugar mais alto do pódio. Késsia conquistou o título na categoria feminina, enquanto Sandro Hoffman foi campeão na categoria Over 50. Além deles, Jomar Grecco brilhou ao alcançar o primeiro lugar na categoria Elite, enquanto Bruno Crivilin garantiu a terceira posição na mesma categoria. Já Erasmo Shwanz conquistou o título na categoria Over 45.
Os capixabas enfrentaram um percurso de mais de mil quilômetros com as motos, com passagens em Pedro II (PI), Sobral (CE) e Quixeramobim (CE). Késsia Tristão comentou sobre a dificuldade da prova e a felicidade pelo resultado alcançado.
“Foram quatro dias emocionantes atravessando o Nordeste do Piauí ao Ceará. É incrível conhecer as tradições e culturas de todos os lugares que a gente passa. E ainda tem as paisagens belíssimas que nos fazem admirar ainda mais o nosso Brasil.”, destacou Késsia Tristão.
Ainda segundo Késsia, o Rally Piocerá é desafiador, tem uma diversidade de trilhas muito grande entre serras, areias, lama e pedras, e tem muita navegação. “É muito bom começar a primeira etapa do Campeonato Brasileiro com essa vantagem, isso me deixa ainda mais motivada para buscar bons resultados nas próximas etapas”, completou.
Jomar Grecco é tetra campeão na Categoria Elite e falou da dimensão e organização do evento. A prova sempre nos surpreende, é um evento muito grande com uma estrutura imensa, muito bem organizada. Acho que a prova mais bem organizada de todo Campeonato Brasileiro. A prova também é a mais longa. Foram 1.080 quilômetros de provas, nos quatro dias. A disputa foi bem acirrada na categoria Elite. Foi o ano mais difícil para vencer nessa prova!”, disse Jomar.
Sandro Hoffamn é o capixaba com maior histórico de participação no Rally Piocerá, acumulando títulos consecutivos em sua categoria desde 2022. “Foi minha 24ª participação e estava na busca pelo 16º título. Conseguimos em quatro dias de muita velocidade, navegação, muita trilha. Foi sucesso! Foram quatro dias de provas, com três lideranças e uma em segundo lugar. É uma boa pontuação para o Campeonato Brasileiro. A próxima etapa é no Rio Grande do Sul, no Enduro dos Pampas, com três dias de prova. Vamos tentar fazer uma boa pontuação para segurar a liderança!”, detalha Sandro.
A próxima etapa do Campeonato Brasileiro, o Enduro dos Pampas, está prevista para acontecer entre os dias 14 e 16 de março, na cidade de Torres, Rio Grande do Sul.


