Começou na manhã deste sábado (22) o 22º Enduro Nacional da Polenta, em Venda Nova do Imigrante, com a participação de 132 pilotos, de todo o país. O Trail Clube Mata Atlântica- TCMA, organizador da prova ainda não tinha a informação oficial de quantos estados estavam representados, mas até a última quarta-feira (19), o número já passava de dez, o recorde de todas as 22 edições do enduro. São Paulo é o que tem a maior representação com 13 pilotos inscritos.
“Para nós é muito bom, porque em anos anteriores quase não tínhamos pilotos de São Paulo”, destaca o presidente do TCMA, Breno Caliman. Antes da largada, marcada para às 9h, os participantes conversavam sobre a prova e as expectativas para as trilhas, já que havia chovido na noite de sexta-feira (21).
O Enduro da Polenta reúne entre seus participantes grandes nomes do motociclismo do país, pois vale pela nona e décima etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade. Entre eles, está o catarinense Guilherme Cascaes, primeiro colocado na competição nacional e participando pela segunda vez no Estado. “A expectativa para a prova é boa, porque eu prefiro andar em trilhas depois da chuva, e ontem à noite (21) choveu na cidade”, declarou o piloto, que busca a vitória para continuar na liderança.
Outro que quer vencer é o capixaba Sandro Hoffmann, que pode chegar à décima vitória e sagrar-se como grande campeão da prova. “Vou fazer o possível para realizar bem a prova e conseguir uma boa pontuação”, afirmou o capixaba, momentos antes da partida. O gaúcho Genoir Bruning destacou que está mais bem colocado no campeonato deste ano e se mostrava mais confiante, devido às chuvas que caíram na noite de sexta-feira (21). “Com a chuva, as trilhas ficam mais parecidas com as do Sul, e, para mim, é melhor assim.”
Nesse primeiro dia de prova, os pilotos percorreram trilhas em Venda Nova do Imigrante, Brejetuba e Afonso Cláudio. A prova continua neste domingo (23), passando por Conceição do Castelo, Domingos Martins e Venda Nova. A premiação será à tarde, com a presença de autoridades, patrocinadores, parentes dos pilotos e moradores dos municípios da Região. Na noite deste sábado (22), os pilotos vão se encontrar no jantar de confraternização, quando os resultados do dia serão divulgados.