FMZ A Rádio
da Família

Piolhos de cobra voltam a incomodar em VNI

* Por Leandro Fidelis

Os piolhos de cobra estão tirando a paz dos moradores em Venda Nova. O inseto, também conhecido como “gongolô”, infesta as ruas à noite, causando muita sujeira.

Os bairros mais atingidos são Vila Betânea e Vila da Mata, onde os insetos estão nos cantos das calçadas ou subindo a parede de casas e edifícios. “É uma nojeira. Limpo quase todos os dias e a garagem do meu prédio está sempre cheia deles”, diz a dona-de-casa Márcia Abreu, 35, da Vila da Mata.

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou que há três anos recebe reclamações dos moradores. Até uma equipe de televisão esteve na cidade na semana passada por solicitação de um morador. No entanto, este ano não foi o pior ataque dos insetos que, apesar do nome, lembram minhocas.

De acordo com um agente da equipe da Vigilância, houve uma tentativa de conter a infestação com veneno para baratas, mas sem sucesso. A Secretaria teme um desequilíbrio ecológico se continuar usando este inseticida, já que a Funasa garantiu não existir específico para piolhos de cobra. A Vigilância sugere aos moradores criarem barreiras nos rodapés das portas.

Os piolhos costumam surgir após longos períodos chuvosos. A infestação coincide ainda com o plantio de milho nos entornos da cidade.

Confira mais Notícias

Reuniões para elaboração da Lei Orçamentária Anual Venda Nova do Imigrante começam nesta semana

Moradores de Venda Nova do Imigrante vão às ruas pelo fim da violência contra a mulher

Conscientização

“Marcha para Elas”: Venda Nova realiza passeata em combate à violência contra a mulher nesta segunda (15)

Emprego

Confira as vagas de emprego em Venda Nova do Imigrante e região

Tempo

Ministério da Saúde alerta para baixas temperaturas no Sul

Cidades

Últimos dias para se inscrever no Concurso de Fotografia de Venda Nova

Venda Nova assina termo de concessão de imóvel para Polo de Segurança Pública

Fenecon 2024 vai agitar Conceição do Castelo e esperar atrair 25 mil pessoas