Piolhos de cobra voltam a incomodar em VNI

* Por Leandro Fidelis

Os piolhos de cobra estão tirando a paz dos moradores em Venda Nova. O inseto, também conhecido como “gongolô”, infesta as ruas à noite, causando muita sujeira.

Os bairros mais atingidos são Vila Betânea e Vila da Mata, onde os insetos estão nos cantos das calçadas ou subindo a parede de casas e edifícios. “É uma nojeira. Limpo quase todos os dias e a garagem do meu prédio está sempre cheia deles”, diz a dona-de-casa Márcia Abreu, 35, da Vila da Mata.

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou que há três anos recebe reclamações dos moradores. Até uma equipe de televisão esteve na cidade na semana passada por solicitação de um morador. No entanto, este ano não foi o pior ataque dos insetos que, apesar do nome, lembram minhocas.

De acordo com um agente da equipe da Vigilância, houve uma tentativa de conter a infestação com veneno para baratas, mas sem sucesso. A Secretaria teme um desequilíbrio ecológico se continuar usando este inseticida, já que a Funasa garantiu não existir específico para piolhos de cobra. A Vigilância sugere aos moradores criarem barreiras nos rodapés das portas.

Os piolhos costumam surgir após longos períodos chuvosos. A infestação coincide ainda com o plantio de milho nos entornos da cidade.

Confira mais Notícias

Venda Nova do Imigrante caminha para se tornar a primeira cidade inteligente do ES

Chuvas deixam 70 desabrigados e quase mil desalojados em todo o Espírito Santo

Prefeitura de Venda Nova terá novo horário de expediente a partir da próxima segunda-feira (13)

Oito famílias ficaram desalojadas devido às chuvas em Venda Nova do Imigrante

Chuva forte causa alagamentos em ruas e interdita a BR 262 em Venda Nova do Imigrante

Carreta cai de ponte e motorista preso às ferragens é salvo pelos bombeiros na BR-262

Parques capixabas estarão fechados no Ano Novo

Feiras do Espírito Santo são tema de novo documentário produzido pelo Incaper