FMZ A Rádio
da Família

Piolhos de cobra voltam a incomodar em VNI

* Por Leandro Fidelis

Os piolhos de cobra estão tirando a paz dos moradores em Venda Nova. O inseto, também conhecido como “gongolô”, infesta as ruas à noite, causando muita sujeira.

Os bairros mais atingidos são Vila Betânea e Vila da Mata, onde os insetos estão nos cantos das calçadas ou subindo a parede de casas e edifícios. “É uma nojeira. Limpo quase todos os dias e a garagem do meu prédio está sempre cheia deles”, diz a dona-de-casa Márcia Abreu, 35, da Vila da Mata.

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou que há três anos recebe reclamações dos moradores. Até uma equipe de televisão esteve na cidade na semana passada por solicitação de um morador. No entanto, este ano não foi o pior ataque dos insetos que, apesar do nome, lembram minhocas.

De acordo com um agente da equipe da Vigilância, houve uma tentativa de conter a infestação com veneno para baratas, mas sem sucesso. A Secretaria teme um desequilíbrio ecológico se continuar usando este inseticida, já que a Funasa garantiu não existir específico para piolhos de cobra. A Vigilância sugere aos moradores criarem barreiras nos rodapés das portas.

Os piolhos costumam surgir após longos períodos chuvosos. A infestação coincide ainda com o plantio de milho nos entornos da cidade.

Confira mais Notícias

Comemoração

Venda Nova convida para o ‘coquetel das mulheres’ em celebração ao Dia Internacional da Mulher

Sorte

Mega-sena acumula novamente e prêmio pode chegar a R$ 205 milhões

Cidades

Venda Nova informa sobre transferência de restos mortais no cemitério Padre Emílio

Mulher morre em grave acidente na BR 262 em Marechal Floriano

Horário de funcionamento nas creches de Venda Nova será ampliado

Cidades

Prefeitura de Venda Nova abre acesso provisório à BR-262 devido à obra em galeira

Cidades

Prefeitura de Venda Nova elabora projeto de lei para regulamentar “hoteizinhos infantis”

Inscrições abertas para castração de cães e gatos em Venda Nova